Covid-19: “Ou todos cooperam, ou vai faltar leitos para quem precisa”, diz secretário de saúde de Pernambuco

“Infelizmente, não temos nada a comemorar”, afirmou o secretário de saúde de Pernambuco, André Longo.

Por Rafael Santos 11/03/2021 17:42 • Atualizado 11/03/2021
Compartilhe

Amanhã (12), Pernambuco completa 1 ano do primeiro caso da covid-19 registrado no estado. Durante coletiva online do Governo de Pernambuco sobre a covid-19 no Estado nesta quinta-feira, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo e Antônio de Pádua, secretário de Defesa Social, alertaram para a crescente de casos da doença no estado e reforçaram as medidas sociais de segurança.

“Infelizmente, não temos nada a comemorar. A pandemia não acabou, e voltamos a ter um momento de grande dificuldade. Observamos uma aceleração acentuada da doença na última semana, com crescimento nos casos graves de 5,5% em uma semana e 19% em 15 dias.”, informou André Longo.

De forma direta, Longo disparou que, caso as medidas não sejam respeitadas, o colapso na rede de saúde pública e privada pode vir a acontecer. “O vírus está com uma aceleração recorde, que pode vir a superar a nossa capacidade de abrir leitos. Por isso meu recado é que ou todos coperam, ou vai faltar leito para quem precisa. O que vai provocar perda de vidas e sofrimento para muitas famílias. E não só na rede pública. Não pese que se você tem plano de saúde ou dinheiro para pagar internação, vai ser diferente. A situação é de estrangulamento em todos os serviços”, declarou. 

Ainda de acordo com o secretário, houve um crescimento de 17% nas solicitações de leitos de UTI e 32% nos de enfermaria. “A tendência é de mais agravamento, com as solicitações de vaga chegando ao mesmo patamar de maio, pico da doença no ano passado”. 

Fim de semana

Sobra o fechamento de serviços não essenciais durante o fim de semana, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, afirmou que haverá reforço nas fiscalizações. “As fiscalizações de medidas sanitárias foram reforçadas no fim de fevereiro. Temos a participação de policiais da SDS, além de um lançamento extraordiário de mais 3.600 para auxiliar nessas medidas. No final de semana passado, com o fechamento das atividades não oficiais, fizemos uma avaliação positiva da polícia e boa receptividade da população.”

Pádua pediu também para que a população ajudasse, seguindo as recomendações sanitárias e respeitando as restrições. “No entanto, foi visualizado que algumas pessoas descumpriram o decreto, nas praias e em algumas festas clandestinas. Por isso, o efetivo policial precisou entrar em ação. Teremos o grande desafio neste próximo fim de semana, onde será essencial a participação da população para seguir recomendações de estabelecimentos não essenciais, assim como a utilização das praias”. 

Boletim SES-PE

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) enviou o boletim atualizado com os casos da covid-19 em Pernambuco. Nesta quinta-feira (11), o Estado registrou 1.669 casos da doença. Entre as confirmações, 67 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.602 (96%) são leves. Além desses registros, o governo estadual também confirmou 23 mortes ocorridas entre 21/04/2020 e 09/03/2021.

No total, Pernambuco teve 313.227 casos confirmados da covid-19, sendo 33.257 graves e 279.970 leves, e totaliza 11.269 mortes. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Novo lote de vacinas chegam a Pernambuco

O Governo de Pernambuco confirmou que recebeu mais 110.800 vacinas contra a covid-19 produzidas pela Sinovac/Butantan. As novas doses, ainda de acordo com o governo estadual, serão destinadas para finalizar o processo de imunização dos idosos de 80 a 84 anos, dar seguimento a vacinação dos trabalhadores de saúde e iniciar o tratamento nos idosos com idade entre 75 e 79 anos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte