Comissão de Administração aprova campanha para incentivar uso de etanol

Por Rafael Santos 22/07/2020 20:21 • Atualizado 22/07/2020
Compartilhe

Uma campanha para estimular o uso de etanol em veículos automotivos foi aprovada pela Comissão de Administração Pública da Alepe, na reunião virtual desta quarta (22). De acordo com o Projeto de Lei nº 1279/2020, de autoria do deputado Antônio Moraes (PP), os postos de combustíveis devem ser obrigados a afixar cartazes incentivando os consumidores a abastecer com álcool etílico.

Conforme o texto, que recebeu um substitutivo da Comissão de Justiça, todos os estabelecimentos desse tipo em Pernambuco deverão divulgar a seguinte frase: “Na hora de abastecer, ao escolher etanol, você estará contribuindo tanto para o desenvolvimento do Estado quanto para a manutenção do emprego no campo”. 

“Nosso objetivo é estimular e manter os empregos criados pelo setor sucroalcooleiro, principalmente no Interior. E também promover um produto limpo, que agride muito menos a natureza do que a gasolina e o diesel”, justificou Antônio Moraes, que preside a Comissão de Administração.

O parlamentar destacou o impacto da reabertura de usinas nos últimos anos, como a Pumaty e a Cruangi, que funcionam no formato de cooperativas. “Pumaty, por exemplo, deu uma nova vida para o comércio das cidades que ficam ao redor, como Cortês, Joaquim Nabuco e Palmares”, explicou Moraes. 

Coronavírus – Ainda na reunião, a Comissão de Administração Pública deu aval a propostas que visam obrigar a instalação de barreiras físicas e promover medidas de higienização em estabelecimentos privados. É o que prevê o substitutivo elaborado pela Comissão de Justiça para unificar os Projetos de Lei nº 1083/2020, de Claudiano Martins Filho (PP); nº 1193/2020, do Pastor Cleiton Collins (PP); e nº 1197/2020, de Henrique Queiroz Filho (PL). 

A matéria determina o fornecimento de protetor facial ou colocação de barreiras físicas transparentes em locais de trabalho para os profissionais de recepção, portaria, caixas de pagamentos, setores de atendimento ao público e espaços assemelhados. 

A iniciativa abrange estabelecimentos de comércio, serviços financeiros, prestação de serviços e todo e qualquer atendimento ao público. Além de barreiras físicas ou máscaras, as empresas que prestam serviços ao público também ficam obrigadas a disponibilizar para seus funcionários locais para higienização das mãos com água corrente e sabonete líquido ou álcool em gel.

Por fim, foram aprovadas no colegiado duas proposições que definem prioridades para as mulheres em políticas públicas. Uma delas é o PL nº 1235/2020,  que inclui  mulheres vítimas de violência entre as populações a serem atendidas pelo Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Sesans), acatado na semana passada pela Comissão de Agricultura. A outra é o PL nº 1240/2020, que prevê a inclusão de ações direcionadas para catadoras mulheres na Política Estadual de Resíduos Sólidos. Os dois projetos são de autoria da deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB). 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte