Carpina: 2020 é logo ali

Hoje, 12 pessoas pleiteiam a Prefeitura da cidade.

Por Rafael Santos 03/11/2018 10:26 • Atualizado 03/11/2018
Compartilhe

Passado o pleito das eleições gerais deste ano os olhos agora se voltam para o cenário de 2020, já que uma eleição começa sempre após a outra, onde dão início as movimentações de bastidores para formação de grupos visando o próximo pleito.

Hoje, na cidade, 12 nomes são cogitados para a disputa de prefeito, na próxima eleição. Apesar do grande número de postulantes sabemos que deverá haver uma decaída nesses números, devido a junção de grupos e retiradas das próprias pré-candidaturas.

Botafogo – Atual prefeito da cidade, até 31 de dezembro de 2020, Botafogo (PDT) é candidato natural para o próximo pleito. Apesar de falar, nos quatro cantos da cidade, que só quem está tratando da próxima eleição precisar procurar um psiquiatra o gestor deverá tentar a sua reeleição. Em outubro os candidatos apoiados por Botafogo, Vinicius Labanca (PP) e Fernando Monteiro (PP), ficaram em segundo e quarto, respectivamente, no resultado geral no município.

Joaquim Lapa – Segunda maior força política da cidade e dono do maior número de mandatos no executivo do município o advogado, Joaquim Lapa (PTB), ainda pretende disputar mais uma eleição, e talvez conseguir o seu quinto mandato à frente da prefeitura. Este ano Joaquim apoiou o vereador carpinense, Diogo Prado (PSC), para deputado. Diogo foi o majoritário. Já Milton Coelho (PSB), que foi a dobradinha apoiada por Joaquim, ficou em segundo na disputa para federal na cidade.

Diogo Prado – Apesar de haver um acordo de cavalheiros entre Joaquim Lapa e Diogo Prado o vereador carpinense almeja dirigir os rumos do município, caso venha disputar as eleições. Diogo (PSC) não conseguiu se eleger deputado estadual, mas foi o candidato ao cargo mais votado na cidade, obtendo quase 8 mil votos. Passadas as eleições Diogo sofreu outra derrota, teve seu mandato de vereador cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por infidelidade partidária.

Marcelo Pascoal – Atual vice-prefeito a cidade, Marcelo Pascoal (SD), se movimenta para disputar o cargo de prefeito da cidade, em 2020, caso não seja mantido na vice de Botafogo (PDT). Pascoal poderá ser candidato apoiado pelo prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), que almeja voos mais altos em 2022. Marcelo continua sendo o vereador mais votado da história política e Carpina, onde foi eleito o mais votado na eleição de 2012.

Bruno Ribeiro – O ex-vereador da cidade, Bruno Ribeiro (PSDB), é outro postulante ao cargo. BR, como tá denominando seu grupo político, já tem se movimentado em torno deste assunto. Bruno conta com o apoio político do deputado federal, André de Paula (PSD), que poderá ampliar o palanque do postulante em 2020.

Gilson Guedes – O advogado, Gilson Guedes (PR), pretende voltar a cena política do município. Em 1992 Guedes foi candidato a prefeito da cidade, onde recebeu apenas 890 votos. Na eleição deste ano Gilson apoiou Henrique Queiroz (PR) para deputado federal, que foi o 14º mais votado no município.

Lia – A ex-vereadora Lia (PTB) pretende, em 2020, ser eleita a primeira prefeita da história política de Carpina. Lia já exerceu várias vezes o cargo de vereador da cidade, onde se despediu do legislativo em 2016. No mesmo ano compôs chapa com o ex-prefeito, Joaquim Lapa (PTB). Apesar de não ter sido eleita Lia conseguiu eleger seu filho, Guilherme Diógenes (PTB), para a Casa Drº Murilo Silva. Assim como Marcelo Pascoal a ex-vereadora tenta conquistar o apoio do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD).

Carlos Lapa – Outro ex-prefeito que pretende voltar a comandar o futuro de Carpina a partir de 2021 é Carlos Lapa (DEM). Além de prefeito, Carlos, já foi deputado estadual e federal. O ex-prefeito teria usado como termômetro a votação da sua filha na cidade, Carla Lapa (PSC), que foi a quinta mais votada na eleição deste ano.

Antônio Resende – Em seu primeiro mandato eletivo o vereador, Antônio Resende (PP), pretende ser candidato em 2020 ao cargo de prefeito. Na eleições deste ano o parlamentar tentou se eleger para deputado estadual, mas diferente de muitos candidatos a votação de Resende, na cidade, encolheu. O vereador não conseguiu, ao menos, repetir sua votação do pleito de 2016, saindo das urnas de outubro último com menos votos.

Carlinhos do Moinho – Apesar de ter entrado para a história como o pior prefeito da história do município e ter recebido pouco mais de 360 votos o ex-prefeito da cidade, Carlinhos do Moinho (PSB), ainda sonha em voltar a administrar a cidade. Moinho tem mantido agendas com lideranças do município, visando 2020. Este ano Carlinhos foi um dos apoiadores da candidatura de Gustavo Gouveia (DEM), em Carpina.

Junior de Salete – Ex-vereador da cidade Junior de Salete (PHS) é outro postulante que pleiteia o apoio do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), para 2020. Além de ser funcionário do município Salete foi um dos apoiadores da candidatura do irmão do prefeito, Gustavo Gouveia (DEM), para deputado estadual no município carpinense. Junior foi vereador entre os anos de 2013-2016.

Jorge Filho – O empresário, Jorge Petribu Filho, poderá ser o “Novo” nas eleições de 2020. Diretor do Shopping Carpina Jorge poderá ter seu nome lançado pelo movimento Direita Carpina, que apoiou o presidenciável, Jair Bolsonaro (PSL), nas eleições deste ano. O grupo pretende lançar um postulante ao cargo na cidade, que poderá ser o empresário. Caso aceite o convite Jorge estaria, talvez, realizando o sonho de seu pai, o empresário Jorge Petribu, de ser prefeito de Carpina.

Para avaliar, o possível cenário, criamos uma enquete em nossa página, onde os nomes serão avaliados por uma semana. Participe.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte