Câmara de Vereadores de Goiana vira cabide de emprego para familiares dos próprios vereadores

Por Rafael Santos 25/06/2020 18:05 • Atualizado 25/06/2020
Compartilhe

Diante da maior crise sanitária mundial, a Câmara de Vereadores do Município de Goiana ganha olhares no primeiro semestre de 2020. No entanto, a visibilidade é dada pela negligência de seus vereadores. A Câmara municipal virou cabide de empregos para familiares dos próprios vereadores.

Este fenômeno apelidado de “trem da alegria” pela imprensa estadual, criou uma realidade paralela no município. Coincidência ou não, na lista de cargos comissionados da Câmara constam nomes de esposa, cunhado e outros “chegados” de pessoas que se destacam pela histeria e politicagem em grupos de Whatsapp.

Um bom exemplo da imprudência da Câmara é do vereador Kito Nogueira, candidato a Prefeitura de Goiana. Na folha de pagamento, a esposa de Kito, Ângela Márcia Lourenço de Oliveira aparece como assessora técnica legislativa ganhando aproximadamente R$ 9 mil reais no valor proventos. A família do vereador aparece fortemente nos cargos comissionados.  Edimilson Xavier de Oliveira, irmão de Ângela e cunhado de Kito, também está inserido na folha de pagamento como coordenador administrativo. O cunhado recebe em torno de R$ 7 mil reais no valor proventos do salário. 

Ao todo, a Câmara soma 149 cargos comissionados. No início de janeiro deste ano, o prefeito em exercício de Goiana, Eduardo Honório, ainda tentou impedir a criação de mais postos de trabalho para comissionados com salários astronômicos no Poder Legislativo. Ele chegou a vetar o projeto, elaborado e aprovado pela Câmara, que criava mais cargos. Porém, no dia 10 de janeiro, os vereadores interromperam as suas férias e se reuniram para derrubar o veto do prefeito.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte