A visita da Comissão de Desenvolvimento Econômico à Fábrica da Jeep, do Grupo Stellantis, na última segunda (9), repercutiu na Reunião Plenária desta quarta (11). Parlamentares que participaram da viagem a Goiana, na Mata Norte, destacaram a importância econômica e social do polo automotivo para o Estado.
Henrique Queiroz Filho (PP) foi quem levou o tema à tribuna. Para ele, a empresa mudou a realidade local com a contratação de 38 fornecedores e a geração de mais de 60 mil empregos em toda sua cadeia produtiva. O deputado ressaltou que, desde a instalação da fábrica em Goiana, houve redução da criminalidade e da violência na região, e o município subiu da 13ª para a 4ª posição em arrecadação no Estado.
Ele também destacou a relevância do grupo na formação e valorização de jovens trabalhadores. “Pernambuco nunca tinha se dedicado a essa cadeia, mas nosso povo tem vontade de aprender e melhorar sempre, e isso estimula ainda mais o grupo a investir no nosso capital humano”, pontuou.
Em apartes, outros deputados enalteceram o empreendimento e apontaram alguns desafios para o desenvolvimento da região. Mário Ricardo (Republicanos) e Débora Almeida (PSDB) destacaram a necessidade de manter incentivos fiscais à indústria automobilística e de expandir as obras do Arco Metropolitano do Recife para melhorar o escoamento da produção e o recebimento de insumos. Já Rodrigo Farias (PSB) se disse orgulhoso de ter participado e contribuído com o projeto de implantação da fábrica em Pernambuco durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos.