Aluísio Lessa propõe frente parlamentar contra divulgação de notícias falsas

Parlamentar defendeu articulação com o Poder Judiciário e outras instituições para combater as chamadas fake news.

Por Rafael Santos 27/02/2018 08:00 • Atualizado 27/02/2018
Compartilhe

A proposta de uma frente parlamentar para combater a divulgação de notícias falsas na Internet foi apresentada pelo deputado Aluísio Lessa (PSB), na Reunião Plenária desta segunda (26). Ele conseguiu o apoio de outros quatro parlamentares para que o colegiado seja criado e defendeu que a Assembleia Legislativa faça uma articulação com o Poder Judiciário e instituições policiais para reprimir as chamadas fake news.

“Muita gente já foi vítima de notícias falsas, principalmente nas redes sociais, em que se compartilham informações sem que sejam verificadas as fontes e sem que ninguém assuma a responsabilidade por isso”, apontou o socialista. “Queremos que o Brasil melhore cada vez mais a discussão política, mas as fake news acabam se tornando o combustível de quem quer incendiar o debate”, avaliou o parlamentar.

“A política é cada vez mais questionada pela sociedade, mas existe o lado bom. Há pessoas que trabalham todo dia em prol da sociedade. Empresas e ONGs também acabam se tornando vítimas da produção de notícias falsas”, complementou.

Aluísio Lessa registrou que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lançou na semana passada uma campanha contra as notícias falsas durante o período eleitoral. A iniciativa será feita em parceria com o Ministério Público Eleitoral (MPE) e a Polícia Federal. “Estamos com uma reunião agendada com o presidente do TRE-PE, Luiz Carlos Figueiredo, para que a Alepe possa fazer parte dessa iniciativa. Também vamos pedir à Polícia Civil que a Delegacia de Repressão de Crimes Cibernéticos colabore com esse esforço”, comunicou.

“É necessário um trabalho de educação da população contra as fake news, do qual o Ministério da Educação deveria participar”, sugeriu Romário Dias (PSD), em aparte. “É muito comum se criar perfis falsos e atribuir crimes a algumas pessoas para prejudicá-las, como se a Internet fosse um ambiente à parte da legislação penal. Precisamos dar respostas à sociedade para evitar que isso aconteça”, considerou Rodrigo Novaes (PSD).

O líder da Oposição, Sílvio Costa Filho (PRB), também se manifestou favorável à criação da frente. “Infelizmente, vemos pessoas formando opinião sobre um tema baseadas em um texto falso que receberam no WhatsApp.” Para o deputado, o combate às fake news “ajudará o debate eleitoral a ficar mais civilizado em 2018”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte