Aliança: Azoka desiste de candidatura e anuncia apoio a Hilton Lira

Por Rafael Santos 16/08/2015 13:25 • Atualizado 16/08/2015
Compartilhe

Foto: Rafael Santos// Giro Mata Norte

Foto: Rafael Santos// Giro Mata Norte

Alçado pela súmula 19 do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE), onde diz que o tribunal reconhecerá a decisão da câmara de vereadores sobre o julgamento das prestações de contas, o ex-prefeito da cidade de Aliança, Azoka Gouveia (PMDB), anunciou a retirada da sua candidatura para prefeito da cidade, na próxima eleição.

Com o novo entendimento ficou decidido que não cabe ao TCE apreciar pedido de rescisão contra parecer prévio, quando os vereadores já tenham concluído o julgamento das contas anuais de prefeitos. Cabe ao Poder Legislativo Municipal o julgamento das contas de prefeitos, através de um parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas. Com a Lei de Ficha Limpa, o julgamento das contas dos prefeitos pelos vereadores cresceu em importância. A rejeição de contas de prefeito pode tornar os gestores inelegíveis por oito anos, segundo a legislação eleitoral.

Com o aumento do número de pedidos de rescisão nos últimos anos, em alguns primeiros julgamentos, o TCE se manifestou pela impossibilidade de modificar o parecer prévio, nos casos dos vereadores já terem encerrado a análise das contas dos prefeitos.

O grupo, encabeçado pelo ex-prefeito, se reuniu na noite da última quinta-feira (13) para decidir que rumo iriam seguir para o próximo pleito. Na reunião o grupo decidiu que irão apoiar a pré-candidatura de Hilton Lira (PDT). Lira já foi vereador do município e concorreu as eleições, de 2012, para o cargo de prefeito da cidade.

“Hilton é uma pessoa que sempre nos acompanhou, foi uma pessoa muito sincera muito correta conosco, desde o momento em que nos unirmos em torno de um projeto único. Então nós temos trabalhado essa situação e o ideal agora é trabalharmos o nome. Temos condições de levantarmos essa bandeira, carrega-la e sair vitoriosa no próximo ano”, disse Azoka em entrevista ao Programa Espaço Aberto.

 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte