Alepe sedia 20ª edição do Mutirão pela Vida

Por Rafael Santos 27/06/2023 17:29 • Atualizado 27/06/2023
Compartilhe

A passagem do Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito foi marcada, na Alepe, pela realização da 20ª edição do Mutirão pela Vida, nesta segunda-feira (26). Coordenada pelo deputado Pastor Cleiton Collins (PP), a ação teve como destaque a realização de uma série de palestras no auditório Sérgio Guerra sobre os problemas sociais causados pelo tráfico de drogas e o trabalho desempenhado por comunidades terapêuticas que atuam na recuperação de dependentes químicos.

No período da manhã, organizações que atuam no tratamento de dependentes ofereceram, dentro da programação do evento, serviços de psicologia, serviço social, vacinação, assistência jurídica, cabeleireiro e barbearia para os participantes da ação. Os serviços foram realizados na área do estacionamento do Museu Palácio Joaquim Nabuco.

Durante a solenidade ocorrida no auditório, o deputado Pastor Cleiton Collins ressaltou que Pernambuco é o primeiro e único estado do país a possuir um Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas. “Em 2018, esta Casa Legislativa aprovou o projeto do marco regulatório que protege o trabalho realizado pelas casas de recuperação em nosso Estado, e hoje somos exemplo para várias outras regiões do Brasil”, afirmou o parlamentar.

Sobre o tema, a vereadora do Recife Missionária Michele Collins (PP), que também participou da organização do Mutirão pela Vida, acrescentou que está havendo um desmonte no Conselho Nacional de Política Sobre Drogas, realidade que, segundo ela, “traz grande preocupação para as comunidades terapêuticas do país, que fazem um importante trabalho há 55 anos”. 

“Pernambuco está protegido pela existência do Marco Regulatório. No entanto, fazemos um apelo ao Governo do Estado para que as comunidades terapêuticas sejam reintegradas à Rede de Atenção Psicossocial. Em Pernambuco, temos mais de 2 mil pessoas acolhidas nesses espaços, que precisam ter seu trabalho validado pelo poder público”, reforçou a vereadora. 

O secretário-executivo de Políticas Sobre Drogas em Pernambuco, Yuri Ribeiro, anunciou que o Estado vem se debruçando em diversos projetos e programas que visam ampliar o cuidado para aqueles que mais precisam. “A questão das drogas é um dos assuntos mais intersetoriais que existem, pois envolve diversos setores, como segurança, saúde e educação. Precisamos caminhar de mãos dadas para combater esse problema”, disse o gestor.

Para o deputado Diogo Moraes (PSB), que participou da mesa dos trabalhos, a aprovação do Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas mostra que Pernambuco é um Estado de vanguarda. “Quero parabenizar o trabalho realizado por essas casas de recuperação, que já salvaram milhares de vidas em todo o país”, frisou o parlamentar. 

Dados 

Representando o Ministério Público de Pernambuco, a promotora de Defesa de Saúde, Helena Capela, informou que, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada 10 pessoas que usam drogas, apenas três conseguem se livrar do vício. 

Segundo o superintendente-substituto da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco (PRF/PE), Ricardo Diniz Silva, só em 2023, cerca de 4.000 kg de maconha e mais de 2.800 unidades de anfetaminas foram retirados de circulação no Estado. “A corporação está imbuída da missão de tirar as drogas de circulação para que as famílias possam viver em paz e criar seus filhos”, destacou.

Presença

A solenidade ainda contou com a participação do deputado estadual Pastor Júnior Tércio (PP), da deputada federal Clarissa Tércio (PP-PE), de representantes da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) e da Federação Pernambucana de Comunidades Terapêuticas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte