Alepe é homenageada por atuação em prol da sociedade no período da pandemia

Por Rafael Santos 15/12/2020 13:26 • Atualizado 15/12/2020
Compartilhe

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros (PP), foi um dos homenageados com a Medalha Comemorativa do Dia do Ministério Público de Pernambuco – Patrono Roberto Lyra. Em solenidade marcada por discursos de destaque à união das instituições públicas em ações de combate à pandemia do coronavírus no Estado, o parlamentar ressaltou que “a busca do diálogo e da unidade dos órgãos é fundamental para a garantia de novos avanços para toda a população”.

Eriberto registrou, ainda, a forte contribuição dada pelo Poder Legislativo, mesmo atuando através de reuniões virtuais. “Cumprimos, no formato de reuniões remotas, com todos os trâmites necessários à aprovação dos projetos e das leis que vieram trazem mais rapidez aos órgãos no combate ao coronavírus. Tudo foi feito num tempo recorde e a Assembleia Legislativa tem certeza de que cumpriu um grande papel nesse momento de combate ao covid-19”.

A solenidade de entrega das medalhas foi realizada, nesta segunda-feira (14), no Centro Cultural Rossini Alves Couto, do MPPE, e teve a participação de alguns homenageados de forma virtual. O evento cumpriu todos os protocolos de cuidados para evitar aglomerações.

A comenda Patrono Roberto Lyra foi instituída este ano, como forma de reconhecimento ao trabalho de personalidades e instituições pelos serviços prestados à sociedade. Também foram agraciados o governador Paulo Câmara; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Fernando Cerqueira; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Dirceu Rodolfo; o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis; e o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux.

Anfitrião do evento, o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, elogiou o trabalho do gabinete de crise, em parceria com o Poder Executivo e com outras instituições. Para ele, um dia a história do enfrentamento à covid-19 e a importância da atuação das instituições nesse contexto serão contadas com registros mais aprofundados.
“Nossa geração nunca herdou um período tão difícil como esse. Foi necessário que as instituições se unissem em prol da defesa da saúde, da vida do povo pernambucano. E nesse sentido, a Assembleia foi fundamental, o presidente Eriberto conduziu muito bem, aprovou muitos projetos que precisavam da emergência, agilidade e efetividade dos deputados”.

Patrono da Medalha Comemorativa do Ministério Público de Pernambuco, o pernambucano Roberto Lyra é considerado uma figura lendária do Direito e do Ministério Publico. Foi advogado, promotor de justiça, professor, jurista, e era tido como o “Príncipe dos Promotores”. Nasceu no Recife, em 1902, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1982.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte