ALEPE aprova homenagem para Sociedade Musical Curica, pelos seus 175 anos de fundação

Por Rafael Santos 25/09/2023 15:57 • Atualizado 25/09/2023
Compartilhe

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) aprovou um requerimento de autoria, do deputado estadual Joaquim Lira (PV), que concede um voto de aplausos à Sociedade Musical Curica, do município de Goiana.

Fundada em 8 de setembro de 1848, por José Conrado de Souza Nunes, a Sociedade Musical Curica é uma banda de música amadora, constituindo-se em uma das maiores referências patrimoniais e culturais do município de Goiana, Pernambuco, sendo a mais antiga em atividade ininterrupta no Brasil e América Latina.

Em seu acervo musical mais de oitocentos títulos de todos os gêneros como clássicos, barrocos, dobrados, marchas de procissão, músicas religiosas, MPB, para execução de sessenta a setenta músicos.

A origem do nome da banda musical deu-se por causa de um comentário feito por uma senhora chamada Iria, que residia na rua Direita, quando, ao ouvir a banda tocar em frente a sua residência, comentou com suas criadas que a música parecia dizer Curi-ca..cá..Curi-ca..cá. Daí nasceu a corruptela Curica.

Em que pese as dificuldades enfrentadas, a exemplo de outras similares, a Curica se mantém em atividade, oferecendo, inclusive, uma escolinha de música para crianças de origem humilde, despertando novos talentos, formando músicos, ascendendo vocações. Oportuno destacar, que dentre os profissionais que passaram pela Curica e podemos citar o famoso capitão Zuzinha, ou José Lourenço da Silva. Tudo isso, graças ao trabalho benemérito e filantrópico dos maestros e seus colaboradores, empenho de seus associados, incentivo do povo goianense, apoio do poder público e a abnegação dos maestros e músicos locais, iniciados e formados na escolinha da querida banda.

Em seu extenso curriculum, a Banda Musical Curica já realizou diversas excursões pelo Brasil, representando o município de Goiana, tendo recebido muitas premiações.

Por oportuno, ressaltamos entre essas participações, o Encontro de Bandas Musicais e Fanfarras, promovido pela Fundação Banco do Brasil, em 1994, em Brasília. O ponto máximo foi a execução da música Suite Nordestina do maestro Duda, cuja performance levou o público ao delírio, fato que a Comissão Organizadora do evento autorizasse a Curica a execução de mais três músicas, além das permitidas, encerrando com o frevo pernambucano.

Exaltar a história dessa relíquia musical do povo goianense é motivo de emoção e orgulho, sobretudo por sua vitalidade, desde sua origem, há 175 anos aos dias atuais.

Marcou presença nas comemorações da Abolição da Escravatura, Proclamação da República, participou das festas em homenagem a D. Pedro II, durante sua visita a Goiana, em dezembro de 1859, bem como inúmeras participações em solenidades cívicas e religiosas.

Curica é uma referência cultural de Goiana

A aprovação do voto de aplausos pela ALEPE é uma forma de reconhecer a importância da Sociedade Musical Curica para a cultura de Goiana.

A banda é uma das mais antigas do Brasil e América Latina e tem uma história rica e cheia de contribuições para a cidade.

A Curica já participou de diversos eventos importantes, como a Abolição da Escravatura, a Proclamação da República e as festas em homenagem a D. Pedro II.

A banda também é responsável pela formação de muitos músicos, que se tornaram profissionais e contribuíram para a cultura de Goiana e do Brasil.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte