Seis delegacias de polícia na Mata Norte não contam com delegado titular

Por Giro Mata Norte 06/07/2023 18:03 • Atualizado 06/07/2023
Compartilhe

Entre as 56 delegacias de polícia apontadas pela Associação dos Delegados de Polícia do estado (Adeppe), 6 estão situadas em seis municípios na Mata Norte.

Os municípios da Mata Norte que estão sem delegados de polícia são Camutanga, Chã de Alegria, Glória do Goitá, Lagoa do Itaenga, Lagoa do Carro e Vicência.

O problema, segundo o órgão, afeta não só municípios da Zona da Mata, do Agreste, como também do Sertão pernambucano.

Em alguns casos, o mesmo delegado cuida de duas cidades.

Segundo o presidente da associação, Diogo Victor, muitos profissionais acumulam funções em mais de uma cidade, o que prejudica a população.

“Quando não há delegado titular, fica o colega da cidade mais próxima respondendo. Às vezes, esse deslocamento chega a 70 quilômetros. E esse colega só vai na delegacia que acumula para atender demandas urgentes da delegacia”, disse Diogo Victor.

Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), de janeiro a maio deste ano, foram registradas 1.525 mil mortes violentas no estado, o que corresponde a 10 por dia. 54,7% delas aconteceram no interior.

De acordo a Adeppe, esse déficit de delegados afeta o ritmo das investigações e a resolução dos crimes.

Além da falta de delegados, a Adeppe também afirma que 33 delegacias estão sem escrivão, função fundamental na procedimentos de formalização das investigações.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte