Polícia Federal deflagra operação contra contrabando de cigarros eletrônicos em Garanhuns

Por Rafael Santos 04/11/2026 13:01 • Atualizado Há 8 segundos
Compartilhe

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (4), a Operação Fumaça Digital, no município de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, para investigar a possível aquisição e comercialização de cigarros eletrônicos de origem estrangeira. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal.

A operação foi conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Caruaru e tem como objetivo reunir provas sobre a origem dos produtos, a forma de comercialização e a possível participação de outras pessoas no esquema.

Durante as diligências, os policiais buscaram cigarros eletrônicos, documentos, registros comerciais e dispositivos eletrônicos que possam contribuir para o andamento das investigações.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da Resolução RDC nº 855/2024, mantém a proibição da fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo acessórios e refis.

Segundo a Polícia Federal, os fatos são investigados como possível crime de contrabando, previsto no artigo 334-A do Código Penal, cuja pena varia de dois a cinco anos de reclusão.

A corporação não informou se houve prisões ou apreensão de produtos durante a operação.

As investigações continuam para esclarecer as circunstâncias da possível comercialização ilegal e identificar outros eventuais envolvidos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte