Polícia Civil deflagra Operação “Escritura Fria” contra associação criminosa investigada por fraudes documentais

Por Rafael Santos 22/07/2026 09:15 • Atualizado Há 1 hora
Compartilhe

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a 51ª Operação de Repressão Qualificada de 2026, denominada “Escritura Fria”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa investigada por crimes de estelionato, falsificação de documento público e falsidade ideológica.

A operação é vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e é presidida pela delegada Letícia Moreira, titular da 42ª Delegacia de Polícia de Ipojuca, unidade integrante da 10ª Delegacia Seccional (10ª DESEC). Segundo a Polícia Civil, as investigações tiveram início em março de 2026.

Nesta fase da operação, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca. As diligências ocorrem nos municípios de Olinda, Camaragibe, Candeias (Jaboatão dos Guararapes), Paulista e Parnamirim, no estado do Rio Grande do Norte.

A ação mobiliza 35 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações contam com o assessoramento da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (DINTEL) e com apoio operacional da Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo investigado é suspeito de atuar na prática de fraudes envolvendo documentos públicos e falsificação de informações para obtenção de vantagens ilícitas. Os materiais apreendidos durante o cumprimento dos mandados serão analisados e poderão contribuir para o aprofundamento das investigações.

A Polícia Civil informou que mais detalhes sobre a Operação Escritura Fria serão divulgados posteriormente, por meio da Assessoria de Comunicação da instituição, à medida que as diligências forem concluídas.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte