O mês de fevereiro marcou a retomada da redução do número de Crimes Violentos Letais Intencionais – CVLIs em Pernambuco, após sete meses consecutivos de alta.
O resultado começou a ser notado no Carnaval, a segunda melhor performance da série histórica, com uma redução de 25% em relação ao período momesco de 2015, e se confirmou com o resultado final de queda de 5%, de 325 homicídios do ano passado para 308 de agora, mesmo se tratando de um ano bissexto, com um dia a mais.
O destaque do boletim é o interior do estado. As regiões do Agreste e Zona da Mata pernambucana tiveram uma redução de 19% no número de homicídios. As duas áreas registraram 124 assassinados em fevereiro deste ano, quando em 2015 foram 154.
As regiões não conseguiam um resultado assim deste julho de 2013. Agreste e Zona da Mata correspondem a 109 dos 184 municípios de Pernambuco.
Já a Região Metropolitana do Recife teve uma redução de 4% dos homicídios, 135 contra 140 no ano passado. Na capital, o bairro do Espinheiro, Zona Norte, não só apresentou a maior queda no Recife como também seria uma das menores taxas do Brasil com – 66,6%, segundo a SDS.
Também relevante é o fato de dos 184 municípios de Pernambuco, 75 estão abaixo da Taxa Brasil, sendo que vinte deles estão também abaixo da Taxa da ONU.
Confira os gráficos que mostram todos os detalhes do resultado de fevereiro:
Diário de Pernambuco