Rede Pública Estadual inicia matrículas para o ano letivo de 2023

Estudantes novatos devem realizar cadastro para garantir vaga exclusivamente pela Internet.


O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, deu início, nesta quarta-feira (23), ao processo de matrículas de estudantes novatos para o ano letivo de 2023 da Rede Estadual de Ensino nesta quarta-feira (23). O cadastro deve ser realizado pela Internet, por meio do site www.matricularapida.pe.gov.br. Ao todo, estão sendo ofertadas 62.711 vagas para escolas de todo o Estado nas etapas Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A efetivação da matrícula acontece de forma presencial entre os dias 2 e 13 de janeiro. As aulas têm início em 2 de fevereiro.

Para 2023 foram ofertadas 189.163 vagas para estudantes novatos, das quais 100.297 já foram preenchidas por crianças e jovens oriundos das redes municipais em processo realizado ao longo do segundo semestre de 2022. Das 62.711 vagas restantes, 9.439 estão distribuídas no Recife, 14.758 nos demais municípios da Região Metropolitana e 38.514 no interior, contemplando Zona da Mata, Agreste e Sertão. Ainda deste total, 22.215 são para o Ensino Fundamental (Anos Finais) e 40.496 para o Ensino Médio. Nesse conjunto, 20.602 vagas são para as Escolas em Tempo Integral.

“As nossas escolas estão de portas abertas para receber estudantes de todas as regiões, com os melhores programas e projetos que incentivam o desenvolvimento dos nossos jovens e valorizam os profissionais da educação. Nós garantimos vagas para todas as pessoas que se cadastrarem. É importante lembrar que algumas escolas, por tradição, são mais procuradas que outras, então recomendamos entrar o quanto antes no sistema para garantir vaga na unidade de ensino desejada”, orienta o secretário de Educação e Esportes, Marcelo Barros.

Entre os dias 02 e 13 de janeiro, os responsáveis pelo cadastrado devem efetivar a matrícula do estudante presencialmente na escola, inclusive com a entrega da documentação. As vagas não confirmadas retornarão para o sistema de cadastro (www.matricularapida.pe.gov.br) e poderão ser preenchidas entre os dias 18 e 22 de janeiro.  Os responsáveis pelo cadastro nesta fase devem efetivar as matrículas presencialmente nas escolas entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Vale salientar que as Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) não estão inseridas neste processo, pois o ingresso nestas unidades é feito mediante inscrição e processo seletivo. Para realizar a matrícula e auxiliar os que não possuem acesso à internet, será liberado o acesso em laboratórios de informática com internet em mais de 300 escolas.

A Rede Estadual possui escolas distribuídas por todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 530 mil estudantes. Em caso de dúvidas, o serviço de atendimento telefônico estará disponível através do 0800.286.0086, das 7h às 21h, de segunda a sábado, até o dia 29 de janeiro.

CADASTRO – Ao iniciar o cadastro, as informações deverão ser preenchidas até o final, pelos pais ou responsáveis, ou mesmo pelo próprio estudante, quando maior de 18 anos. São solicitadas informações como nome completo, data de nascimento, escola de origem, escola que pretende estudar com série e turno, nome do responsável com endereço e telefone para contato, além de RG e CPF. Esses dois últimos, para essa etapa, apesar de necessário, não são obrigatórios, devendo ser apresentados na efetivação da vaga. Ao final, será gerado um protocolo que é a confirmação do cadastro realizado e que deve ser anotado ou impresso. Posteriormente, com esse número de protocolo, o estudante se dirige à escola que se matriculou para entregar os documentos necessários e confirmar a matrícula.

É importante ficar atento a todo o processo de matrícula, pois é totalmente online. A partir do momento que um cadastro é finalizado, aquela vaga não estará mais disponível. Os estudantes que quiserem trocar de escola após a finalização do cadastro no site Matrícula Rápida podem realizar o processo durante todo o período da matrícula (até 23 de dezembro), através do campo “consulte sua inscrição”. A troca será permitida mediante disponibilidade de vagas.

EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA – Do dia 02 a 13 de janeiro ocorre a efetivação do cadastro, que deverá ser realizada diretamente nas escolas. Para a confirmação da matrícula dos estudantes, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: número da inscrição do Cadastro 2022, cópia da certidão de nascimento, original do histórico escolar ou declaração original da última escola em que estudou, comprovante de residência com CEP, cópia da carteira de vacinação, comprovante de tipo sanguíneo e fator RH e foto 3×4 recente.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade