Pernambuco recebe primeiro lote com 55 mil doses de vacina pediátrica


Pousou no Aeroporto do Recife, na Imbiribeira, Zona Sul da capital pernambucana, na manhã desta sexta-feira (14), o avião com o primeiro lote de 55 mil vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos.

De acordo com a Latam, o embarque aconteceu no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 7h35, e o avião chegou ao Estado às 10h40. Monitoramento em tempo real do site especializado FlightStats indica que o voo 3394 aterrissou às 10h53.

A princípio, o voo deveria ter chegado à 1h20 desta sexta. Uma mudança na programação, no entanto, atrasou o cronograma. Segundo a Latam, “o voo informado anteriormente era uma previsão”. 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ainda não divulgou a nova previsão de distribuição das doses aos municípios pernambucanos. A reportagem questionou a pasta, mas ainda não houve retorno. A logística anterior indicava que os imunizantes seriam encaminhados às Gerências Regionais de Saúde durante a madrugada de sábado (15).

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que há cerca de 1,1 milhão de crianças de 5 a 11 anos no Estado. O total de doses do primeiro lote corresponde, portanto, a cerca de 5,2% da população infantil agora apta a ser vacinada contra o coronavírus.

Ao todo, chegarão 4,3 milhões de doses para crianças ainda em janeiro, de acordo com o Ministério da Saúde. O imunizante usado será o da Pfizer, único aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 16 de dezembro, há quase um mês, para uso em crianças dessa faixa etária.

Os primeiros grupos vacinados em Pernambuco serão o de crianças com comorbidades neurológicas, distúrbios do desenvolvimento e indígenas. A prioridade foi pactuada em reunião, esta semana, da Comissão Intergestora Bipartite (CIB).

As cidades pernambucanas se preparam para dar início à vacinação das crianças. O Recife usará dois postos exclusivos, o Sest/Senat, no Porto da Madeira, e o campus da UFPE, na Cidade Universitária. Em Jaboatão dos Guararapes, serão três, e a gestão municipal esperava começar a vacinação já neste sábado (15).

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade