A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) anunciou, nesta segunda-feira (8), que recebeu mais 79 respiradores comprados pelo Governo de Pernambuco, que ajudarão a ampliar vagas de UTI para Covid-19 no Estado. Os novos equipamentos, que totalizam um investimento de R$ 3,5 milhões, serão enviados nos próximos dias para unidades de saúde da Região Metropolitana do Recife e interior, possibilitando a abertura de novos leitos de terapia intensiva em todo o Estado. 

Nas próximas semanas, a SES-PE ainda vai receber outros 150 ventiladores já comprados pelo Governo do Estado. No ano passado, em meio à crise do novo coronavírus, Pernambuco já havia adquirido outros 365 respiradores mecânicos. 

“Estamos ampliando permanentemente as vagas para terapia intensiva no Estado, seja em serviços próprios ou conveniados e também contratualizando com a rede privada. O esforço para ofertar essas vagas em todas as regiões pernambucanas têm sido constante, mas ratifico que cada um precisa fazer a sua parte para aliviar essa pressão que nosso sistema de saúde têm sentido nos últimos dias”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Além dos novos respiradores, mais 10 leitos de terapia intensiva foram abertos no Hospital Memorial Guararapes, no município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. As vagas estão sendo disponibilizadas a partir de contratualização com o serviço, que já tinha aberto, na última sexta (5), outros 10 leitos de UTI. Com isso, a rede estadual já conta com 2.074 leitos, sendo 1.068 de terapia intensiva.

 A expectativa é de que, ainda nesta segunda (8), o Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa também transforme 10 leitos de enfermaria em 10 vagas de UTI. Nos próximos dias, ainda estão previstos mais 30 leitos de UTI nos hospitais do Tricentenário (20 vagas), em Olinda, e Santa Maria, em Araripina (10), no Sertão do Araripe. 

Para expandir a rede até o final da semana, mais vagas de terapia intensiva Alfa devem ser colocadas em operação. Em relação aos leitos de enfermaria, entraram em funcionamento, nos últimos dias, 14 leitos no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife, e 20 no Hospital Santa Maria, em Araripina. 

A Secretaria Estadual de Saúde ainda está com chamamento público aberto para contratação de leitos dedicados à Covid-19 junto aos hospitais privados.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade