Ossesio Silva: “Quero ser o Primeiro Deputado Federal Negro de Pernambuco”

“Meu Projeto se chama Valorização da Raça Negra. Eu quero estimular o negro a se valorizar, a estudar, a se qualificar. A qualificação profissional, por exemplo, dá espaço. O negro tem contribuído muito para o Brasil, em todas as áreas, mas somos reconhecidos como o negro atrás das grades, como o negro atrás dos brancos”

Por Rafael Santos 25/04/2018 08:51 • Atualizado 25/04/2018
Compartilhe

Ossesio Silva, Deputado Estadual no segundo mandato em Pernambuco, nasceu no Rio de Janeiro. Há 37 anos membro da Igreja Universal, tornou-se Pastor da denominação, e, posteriormente, Bispo. Alguns anos mais tarde, ingressou na carreira política ao ser escolhido pela igreja para representá-la politicamente. Essa escolha veio por respeito a sua trajetória na instituição religiosa, no que diz respeito à preocupação com o social. “Apesar de a base ser a Igreja Universal, tenho votos de outros segmentos, e não só dos evangélicos. E meu mandato não é exclusivo da Igreja Universal. Meu mandato é do povo de Pernambuco”, definiu o Deputado.

Ao falar de parcerias políticas importantes durante seu mandato, o Deputado afirmou que sempre teve muito bom trânsito entre políticos da situação e da oposição no Estado. Ele declarou que sempre fez questão de que todo debate se pautasse no campo das ideias. Ossesio fez questão de falar, ainda, das parcerias políticas importantes que possui no Estado, destacando alguns nomes de gestores municipais com quem já trabalhou: “Tenho uma relação muito boa com muitos Prefeitos; o de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), é um desses. Isaías Regis (PTB), Prefeito de Garanhuns, também é um grande amigo. Lupércio (SD), de Olinda, Anderson Ferreira (PR), de Jaboatão, Raquel Lyra (PSDB), de Caruaru, com Luciano Duque (PT), de Serra Talhada e com o Prefeito do Cabo, Lula Cabral (PSB)”, disse o Deputado.

Entre os vários projetos de lei de Ossesio Silva, um foi recentemente sancionado por Paulo Câmara o “Dia da Mulher em Evidência”. “Tenho uma amiga de longa data, Cláudia Médici, jornalista, que faz um projeto social muito bom em Jaboatão. Ela me mostrou o que fazia e me disse que gostaria que virasse lei. Comprei a ideia e trouxe aqui para a casa”, esclareceu o Deputado. Trata-se de uma homenagem a pessoas que contribuíram de forma notável para a sociedade, de alguma forma, em alguma área. Uma das pessoas que recebeu essa premiação foi a Delegada da Polícia Civil, Gleide Ângelo.

Por ser negro, Ossesio Silva tem trabalhado com afinco a questão racial em seu mandato. Ele frisa que sua luta não é contra o Racismo em si, mas pela valorização do negro. “Meu Projeto se chama Valorização da Raça Negra. Eu quero estimular o negro a se valorizar, a estudar, a se qualificar. A qualificação profissional, por exemplo, dá espaço. O negro tem contribuído muito para o Brasil, em todas as áreas, mas somos reconhecidos como o negro atrás das grades, como o negro atrás dos brancos”, explicou o político.

Foi de iniciativa de Ossesio a lei estadual número 15.776/16, que determina que, em jogos de futebol, haja a divulgação dos dizeres “Diga Não ao Racismo”. A frase deve constar em locais visíveis. Tal iniciativa deu bastante visibilidade nacional ao mandato do Deputado.

O parlamentar assinalou alguns exemplos de personalidades negras que, na atualidade, tem chamado a atenção de todos. “Tivemos Joaquim Barbosa (primeiro negro a se tornar ministro no STF). Poderia ter feito melhor, mas de qualquer maneira passou por lá. Tivemos também a Luislinda Valois, ex-ministra da Igualdade Racial, a quem conheço pessoalmente. Mas ela não foi feliz na colocação que fez (a ex-Ministra justificou um pedido de acúmulo de salário comparando-se a alguém que exercia trabalho escravo). Tivemos também a ex-ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, falecida, a quem eu fiz uma homenagem aqui na Assembleia”. Apesar da grande visibilidade de pessoas negras fazendo a diferença, o Deputado frisou que, na sociedade, e, muito mais, na política, a presença de representantes negros é tímida.

Pesquisas declaram que Pernambuco tem uma população com 65%de negros. Ossesio afirma que por este numero, deveria ter muito mais representantes políticos negros que representassem seus anseios. Segundo o Deputado, é a população que deve se unir e buscar expressar sua representatividade nas urnas. “Temos condição de ter mais negros na ALEPE, mais negros na Câmara, um Governador e um Vice-governador, um Senador, mais representantes negros. Aqui na Assembleia Legislativa, só temos eu e Edilson Silva”, enunciou o Deputado. E já que estávamos falando também de pretensões políticas, Ossesio Silva nos disse que gostaria de ser o primeiro Deputado Federal negro de Pernambuco. Na verdade, ele já é pré-candidato ao cargo. “Mas tudo depende da vontade do povo”, arrematou o Deputado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte