Fernando Bezerra Coelho conhece usina nuclear modelo na Inglaterra

Por Rafael Santos 26/10/2017 23:01 • Atualizado 26/10/2017
Compartilhe

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) visitou nesta quinta-feira (26) a usina nuclear de Sizewell B, localizada no condado de Suffolk, na Inglaterra. Operada pela empresa francesa EDF, uma gigante do setor elétrico, Sizewell B é uma das maiores usinas de todo o Reino Unido. Fernando Bezerra esteve no local acompanhado do Embaixador do Brasil em Londres, Eduardo dos Santos, e do representante do Ministério de Energia Britânico, Henry Primarolo. O senador viajou à Inglaterra em missão oficial representando o Senado Federal, a convite da Embaixada Brasileira, na condição de integrante da Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas (CMMC).

Na usina, o senador conversou com técnicos e engenheiros nucleares, que explicaram que a energia nuclear representa 21% da matriz energética do país. Eles detalharam que as medidas de segurança são bastante rigorosas e demonstraram que a emissão de carbono, a partir deste tipo de modelo, é baixa. Primarolo revelou ao senador brasileiro que o governo inglês autorizou recentemente a construção de mais uma usina nuclear, chamada de Hinkley Point C, na cidade de Somerset, no sudoeste do país. O empreendimento irá gerar 5.600 empregos diretos, enquanto outros 900 postos de trabalho serão criados durante as obras. Hinkley Ponit C deve começar a gerar energia em 2025.

Durante as agendas em Londres o senador manteve contatos com autoridades públicas, privadas e do terceiro setor sobre mudanças climáticas, geração de energia, fontes renováveis e oportunidades de acordos bilaterais entre brasileiros e ingleses. “Foram debates importantes para que pudéssemos observar as experiências e soluções adotadas numa sociedade extremamente industrializada, mas que tem se comprometido a baixar os níveis de poluição. Acredito que conversas iniciadas aqui irão render frutos para o Brasil, tanto do ponto de vista comercial, quanto na colaboração para a ciência e tecnologia”, afirmou Fernando Bezerra Coelho.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte