Escolhidos os vencedores do Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher 2023

Delegada Gleide Ângelo liderou reunião de avaliação, que teve representantes do executivo e da sociedade civil.

Por Rafael Santos 28/03/2023 10:15 • Atualizado 28/03/2023
Compartilhe

Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, a deputada Delegada Gleide Ângelo encabeçou a reunião da comissão julgadora para escolher os vencedores da 10º edição do Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher, que reconhece as administrações municipais que mais se destacaram na promoção de políticas públicas afirmativas para o fortalecimento e a proteção dos direitos das mulheres pernambucanas. 

O encontro aconteceu nesta segunda-feira (27) e contou com a participação, além da Delegada, das deputadas Débora Almeida (PSDB) e Rosa Amorim (PT), das ouvidoras Geraldina Ferreira e Gisele, representantes da Secretaria da Mulher do Estado, além de Bethânia Ribeiro, diretora do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul de Pernambuco (COMAGSUL), como representante da sociedade civil. Este ano, 12 gestores se inscreveram para o prêmio, que é composto por quatro categorias que variam de acordo com a quantitativo populacional. 

Após uma manhã inteira de debates, foram anunciadas as gestões vencedoras: os municípios de Carnaíba, do prefeito Anchieta Patriota, e Serra Talhada, da prefeita Márcia Conrado, no sertão, foram os escolhidos nas categorias para população de até 25.000 pessoas e de 50.000 a 100.000 habitantes, respectivamente. No grupo de municípios entre 25.000 e 50.000 habitantes, a administração vencedora foi a da cidade de Toritama, do prefeito Edilson Tavares, no agreste. E a cidade de Paulista, de Yves Ribeiro, na região metropolitana, foi a grande campeã na categoria de cidades com mais de 100.000 moradores. 

“Fico muito honrada e satisfeita em participar de mais uma avaliação para os vencedores do Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher, pois este prêmio é um gesto que comprova o empenho e o compromisso de muitas administrações pelo fortalecimento e o cuidado com a rede de proteção e apoio às mulheres do nosso Pernambuco. Que estas gestões também sirvam de exemplo para todo estado, pois elas comprovam como se faz política pública para mulheres: com compromisso, respeito e responsabilidade!”, declarou a Delegada. A cerimônia para a entrega dos certificados aos prefeitos vencedores está marcada para o próximo dia 26 de abril, no auditório Sérgio Guerra, da Assembleia Legislativa. 

ITINERANTE — Na reunião da comissão, também foi firmado o compromisso para a retomada do programa Comissão da Mulher Itinerante, onde membros da Comissão de Defesa pelos Direitos das Mulheres percorrem diversas regiões do Estado a fim de promover audiências públicas para discutir questões como igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência doméstica e familiar. “A Comissão Itinerante também é uma forma de aproximar o equipamento legislativo da população, com a proposta de podermos transformar algumas ações efetivas para melhorar as condições das mulheres pernambucanas”, ponderou a Delegada Gleide. 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte