Dentran lança programa Professor Amigo do Trânsito 2021


Com a participação de representantes de 54 cidades pernambucanas, a Escola Pública de Trânsito do Detran-PE lançou, de forma on-line, na terça-feira (6), o Professor Amigo do Trânsito 2021 (PAT). O programa consiste na formação de uma rede de colaboração nas escolas públicas municipais para estimular o trabalho dos professores que em sala de aula do ensino fundamental, além de promover ações de formação e compartilhar conclusões e discussões que desenvolvam educação para o trânsito no Estado. Considerado o maior projeto de educação para o trânsito da história de Pernambuco, o PAT já alcançou mais de 680 mil alunos das redes públicas municipais em cerca de 80 cidades pernambucanas. Ao longo do ano outros três encontros serão realizados com o objetivo de reflexão e aprimoramento do tema.

            O diretor geral do Detran-PE, Sebastião Marinho, considera que o programa é fundamental, por ser “a educação para o trânsito uma prioridade para todos os órgãos que integram o Sistema Nacional de Trânsito”. Marinho representou o diretor-presidente do órgão, Roberto Fontelles. Já a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-PE, Jô Lima, aproveitou a ocasião para dar as boas-vindas aos indicados pelas prefeituras e frisou que conta com cada um para que o PAT humanize o trânsito das cidades pernambucanas. A rede formada pelos indicados das prefeituras atua para integrar os diversos atores que possibilitam gerar um movimento que leve educação para o trânsito a todo o ensino fundamental.           

Para o coordenador do programa Educação Viária é Vital, da Fundación Mapfre, Renato Ribeiro, que atua junto com a Escola Pública de Trânsito desde 2012, “devido à parceria, Pernambuco tem a maior representatividade dentro do programa no Brasil, logo após São Paulo. No final do ano, cada indicado fica responsável por enviar um relatório dos trabalhos desenvolvidos em sua rede. Tal relatório vale como inscrição para um concurso que vai premiar os melhores resultados, como estímulo e reconhecimento pela atuação. Para o desenvolvimento do PAT, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Detran-PE disponibiliza apoio aos professores, como capacitações e materiais didáticos. 

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade