Quase 5 milhões de contas do Google vazam em site russo

Nomes de usuário e senhas foram postadas em fórum sobre bitcoins


googleO site russo de notícias CNews reportou que aproximadamente 5 milhões de supostos nomes de usuário e senhas de contas do Google foram publicados num fórum sobre Bitcoin.

A lista de 4,93 milhões de entradas de contas do Gmail, Google+, Youtube e outros serviços foi divulgada no btsec.Com. Usuários do Yandex, buscador mais popular da Rússia, também foram afetados. O responsável pelo vazamento, identificado como tvskit, afirma que 60% das palavras-chaves roubadas são válidas.

Na lista, estão contas de usuários que falam inglês, russo e espanhol. Ao CNews, ambos os porta-vozes do Google e do Yandex dizem que a grande maioria das contas estão obsoletas, suspensas ou extintas. Mas recomendam, no entanto, os usuários a trocarem suas senhas.

O Google também negou qualquer brecha de segurança em seus servidores, dizendo que os dados de acesso foram obtidos por meio de phishing (e-mails e sites fraudulentos) e outros tipos de ataques ao longo dos anos.

O site IsLeaked criou um sistema de busca onde o usuário pode checar se seu email está na lista. Para realizar a busca sem comprometer seu nome de usuário, é possível substituir três caracteres por asteriscos. Por exemplo, o endereço jconline@gmail.com pode ser procurado como jc***ine@gmail.com, para checar se existe compatibilidade com algum email vazado. Com Informações do JC.


Leia também»

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday