A Fera Sertaneja está na fase semifinal do Campeonato Pernambucano 2023. Após empatar contra o Santa Cruz no tempo normal por 1 a 1, o Petrolina venceu o Tricolor do Arruda por 5 a 4 nos pênaltis e está classificado à próxima fase da competição. Essa é a primeira vez que a equipe chega tão distante no Pernambucano. Agora, o desafio é diante do Sport. Sexta-feira (7), às 16h30, na Ilha do Retiro, valendo a vaga na decisão do Estadual pela primeira vez. Por sua vez, o Santa Cruz só entra em campo em maio, pela Série D do Campeonato Brasileiro.
O JOGO
Após um duelo bastante equilibrado em boa parte da primeira etapa, o Petrolina viu o Santa Cruz ter o controle do jogo, mas sem chances claras de gol. Por sua vez, as chegadas da Fera Sertaneja foram nas jogadas de velocidade. Aos 32 minutos, Jadson foi atingido pelo alto e teve a boca cortada. Na ocasião, o VAR chamou Gilberto Castro Júnior e o árbitro expulsou o lateral Denner, do Petrolina, pelo lance. Porém, na reta final do primeiro tempo, o gol foi do Petrolina. Acauã tentou cruzar para Emersom Galego e teve a felicidade de marcar um belo gol, colocando a Fera em vantagem na etapa inicial
Para o segundo tempo, depois de tanta pressão exercida durante toda a etapa, o Santa Cruz chegou ao empate após belo chute de fora da área de Anderson Paulista, empatando o confronto para o Tricolor do Arruda. Fim do tempo regulamentar: Petrolina 1×1 Santa Cruz. Nas penalidades, Ítalo Melo desperdiçou a cobrança para o Tricolor. Igor Tavares perdeu para o Petrolina nas cobranças regulamentares. Nos tiros alternados, Ariel e Lucas Silva perderam para o Santa, assim como Marquinhos perdeu para o Petrolina. Raykar converteu para o Petrolina e classificou a Fera para as semifinais.
FICHA TÉCNICA DA PARTIDA
Petrolina 1 (5)
Alan; Denner, Maílson, Heverton (Raykar) e Igor Tavares; Kiko, Vinicinho (Alan Araújo) e Eduardo (Marquinhos); Acauã (Igor), Emersom e Everton Felipe (Brendon). Técnico: Willian Lima.
Santa Cruz 1 (4)
Michael; David (Anderson Paulista), Ítalo Melo, Eduardo Guedes e Marcus Vinícius (Gabriel Cardoso); João Erick (Anderson Ceará), Arthur Santos (Ariel) e Chiquinho; Lucas Silva, Dayvid (Felipe Gedoz) e Pipico. Técnico: Felipe Conceição.
Estádio Paulo Coelho, em Petrolina.
Arbitragem: Gilberto Castro Júnior. Assistentes: Ricardo Chianca e José Romão. Quarto Árbitro: Paulo Belence. VAR: Tiago Nascimento. Assistente de VAR: Bruno Chaves Vieira.
Gols: Acauã, aos 46 minutos do 1T (PET) e Anderson Paulista, aos 32 minutos do 2T (STA).
Cartões amarelos: Eduardo, Emersom Galego, Everton Felipe e Igor (PET); Chiquinho, João Erick, Jadson, Anderson Paulista e Michael (STA).Cartão Vermelho: Denner (PET).
Foto: George Lopes/Petrolina SFC.