Ginástica e ciclismo impulsionam Pernambuco nos Jogos da Juventude 2023

Por Rafael Santos 05/09/2023 08:52 • Atualizado 05/09/2023
Compartilhe

Os Jogos da Juventude 2023 tiveram início em 31 de agosto e seguem até 16 de setembro na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil, a maior competição estudantil do país reúne jovens de 15 a 17 anos de todos os estados brasileiros, que competem em 18 modalidades olímpicas.

A delegação pernambucana, composta por 196 pessoas, sendo 163 atletas, 27 técnicos e 6 dirigentes, destaca-se nesta primeira fase da competição ao conquistar 14 medalhas, distribuídas em 6 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze.

Ginástica rítmica: A seleção pernambucana de ginástica rítmica brilhou ao conquistar 5 medalhas. Alice Medeiros, do Colégio Madre de Deus, obteve 3 medalhas de ouro, incluindo duas na final por aparelho, nas categorias arco e bola. Alejandra Sanches, representante de Pernambuco, competindo pelo Colégio Divino Mestre, conquistou a prata na soma das notas do primeiro e segundo dia e o segundo lugar na final por aparelho, formando uma dobradinha com Alice. O trio composto por Alice, Alejandra e Isabela Alcantara, do Colégio Elo, garantiu também o título de campeão por equipes, marcando uma campanha histórica que levou Pernambuco de volta à primeira divisão da competição, nesta modalidade.

Ciclismo: Kawani Sofia, atleta de 15 anos, surpreendeu ao conquistar a medalha de ouro na prova de resistência do ciclismo de estrada. Antes desse feito, ela já havia subido ao pódio nas provas de velocidade (prata) e potência máxima (bronze). Sua participação não se encerra aqui, pois ela também está inscrita nas provas de triatlo, prometendo mais conquistas.

Taekwondo: Saimon José Melo, da categoria -48kg, superou seus adversários de Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Brasília, conquistando a medalha de ouro. Saimon, que tinha quebrado a perna durante a competição no ano anterior, reescreveu sua história na competição, chegando no lugar mais alto do pódio.

Atletismo: Wandersson Marlhon, da Escola Frei Caneca, Camaragibe, alcançou 1.94m no salto em altura, conquistando a medalha de ouro. Ana Beatriz Gomes, do Colégio Militar do Recife, garantiu a prata no pentatlo ao alcançar a marca de 2966 pontos.

Wrestling: Duas medalhas de bronze foram conquistadas no wrestling, uma por Raissa Gonçalves na categoria -57kg, da Escola de Referência do Ensino Médio Oliveira Lima, e outra por Gabriela Ramos na categoria -49kg, da EREM Apolônio Sales.

Nesta terça-feira (5), os atletas da ginástica artística, tênis de mesa, judô e triatlo começam a desembarcar em Ribeirão Preto. A competição dessas modalidades começa amanhã, (6) e segue até sexta-feira (8).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte