Escolinha Amigos 10 completa uma década de trabalhos realizados em Carpina e Nazaré da Mata

Por Rafael Santos 02/03/2023 11:40 • Atualizado 02/03/2023
Compartilhe

Fundada no dia 2 de março de 2013, em Limeira Grande, zona rural de Carpina, pelo radialista Domingos Silva, que é o atual coordenador, com apoio de Leandro Santana, atual técnico, entre outros amigos, a Escolinha Amigos 10 completou nesta quinta-feira (2), 10 anos de trabalhos realizados. O projeto, que também abrange Lagoa do Ramo em Nazaré da Mata, teve como objetivo inicial, ocupar o horário livre das crianças com a prática do esporte, sem cobrar nenhuma quantia dos pais, com materiais, uniformes, adquiridos através de doações de amigos, exigindo apenas que todos se dedicassem aos estudos, frequentando o colégio e buscando ter boas notas.

A prática foi além do objetivo inicial, mostrando bons resultados dos alunos também no convívio com os pais em casa, no bom convívio com outras crianças, na formação de bons cidadãos, além de mostrar que na área rural existem muitos talentos que precisam ser vistos pela sociedade.

“No início contamos com ajuda de José Wellington e Uberis Gonçalves, que não continuaram no projeto devido à rotina de trabalho dos mesmos. Participamos de alguns eventos na cidade de Carpina, através do professor Paulo Júnior, popular ‘Paulinho Carpina’, que propôs esse intercâmbio da área rural com a cidade, unindo ainda mais o esporte da Mata Norte”, relatou Domingos Silva.

Mesmo não sendo o principal objetivo no início, o fundador destaca algumas conquistas em torneios, após a criação e treinamento dos garotos com o futebol. “No início treinávamos em um local de barro, um espaço cedido pelo amigo Francisco de Assis, conhecido como ‘Beba’, que tem um filho na escolinha também. Demos o nome de ‘Espaço de Lazer Severino Almeida’, nome do pai de Beba. A escolinha sempre foi financiada com a solidariedade da comunidade e de pessoas de fora. Nunca cobramos nenhuma quantia aos pais”, ressaltou Domingos.

Depois de muito tempo lutando por um espaço melhor para realizar os treinos, a comunidade unida, junto à Associação dos Pequenos Produtores de Lagoa do Ramo (ASPROLARC), em Nazaré da Mata, conseguiu um espaço novo, através de um projeto elaborado e encaminhado pela na época presidente Umbelina Lima, ao poder executivo do município de Nazaré da Mata, que abraçou a ideia e entregou há pouco tempo a obra finalizada de uma quadra.

De acordo com Domingos Silva, ainda faltam algumas melhorias, como o banheiro, a cobertura, vestiário e arquibancada. “Continuaremos lutando, para que isso se torne realidade o mais breve possível. Começamos com vinte alunos e atualmente temos setenta crianças e adolescentes, entre meninos e meninas, participando da Escolinha Amigos 10”, contou.

Como mencionado por Domingos Silva, o projeto iniciou trabalhando com meninos, de idades variadas. Porém, com o passar dos anos, inseriu também meninas, ampliando os horizontes da escolinha.

Além dos objetivos principais da prática esportiva como ferramenta socioeducacional, a Escolinha Amigos 10 também conseguiu bons resultados em competições que participou, além de ter alunos se destacando. E 2022, a aluna Emilly Gabrielli disputou uma competição pela Unicaff, do professor Paulinho Carpina. Outro aluno que iniciou no projeto, Dheverson Firmino, está há 5 anos no Gol de Letra, onde já conquistou vários títulos com a camisa.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte