Projeto Noite dos Mestres do apito reúne poetas da cultura popular


A noite desse sábado (26) foi muito especial para cultura popular pernambucana. A segunda live cultural do Projeto Noite dos Mestres do Apito reuniu ícones da música e da poesia da cultura popular do maracatu rural. Mestre Veronildo José dos Santos, do Maracatu Cambinda Brasileira, do Engenho Cumbe; e também, o mestre da nova geração, Gabriel Silva, do Maracatu rural Leão Faceiro, ambos de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do estado. Ao lado deles, como contra mestre, Josiel Francisco, conhecido como Cabeça.

Durante duas horas de programação, mestres e contramestres de maracatus rurais realizaram um duelo de poesias e valorização à cultura pernambucana. Temas como carnaval 2021, cuidados com o coronavirus, enfrentamento à violência contra a mulher, entre outros temas, estiveram em destaque nas apresentações.

O evento, transmitido on-line, “é uma oportunidade de valorizar as nossas tradições da cidade e região”, comentou Cilda Trindade, responsável pela coordenação e produção cultural do evento.

O projeto acontece por meio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura PE), e apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe.

Já a Prefeitura de Nazaré da Mata, Sociedade Musical Euterpina Juvenil Nazarena (Capa Bode) e portal de notícias, Giro Mata Norte, são parceiros do evento. 

Agenda
A chegada de 2021 vai vir com tudo. Dia 30 de janeiro, o Projeto Noite dos Mestres do Apito realizará sua penúltima live cultural. Na ocasião, participará o Maracatu Águia Misteriosa de Nazaré da Mata.

E dia 27 de fevereiro, o projeto se despede do público. E, para celebrar a festa em clima de carnaval, o evento terá a participação especial do Maracatu Estrela Brilhante de Nazaré da Mata. 
Assista a integra da live cultural no link abaixo:
encurtador.com.br/opsxH

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade