Uma mistura de ritmos, cores, dança, fantasias e muita animação marcaram o Baile Municipal de Tracunhaém na noite deste sábado (11).
O evento anuncia que a folia momesca já começou na cidade e a programação do Carnaval 2023 foi oficialmente aberta pelo prefeito Irmão Aluízio, que entrega de maneira simbólica as chaves do carnaval ao rei e a rainha, escolhidos durante o baile, Rafael Freitas e Vitória.
Sem ser realizado há dois anos, devido a pandemia, a abertura do carnaval reuniu centenas de pessoas, amantes do carnaval e saudosistas dos tradicionais bailes do município.
O baile marca um resgate histórico das tradições com um cunho social, onde todo alimento recebido será revertido em ajuda para as famílias carentes do município de Tracunhaém, alcançando o recolhimento de aproximadamente 500 kg de alimentos.
Para quem estava com saudade da folia, a noite cumpriu o compromisso de realizar o reencontro emocionado dos carnavalescos.
Na ocasião, foram homenageadas as famílias Freitas, Santiago e Correia, onde Marcos Antônio Ferreira Santiago, será o homenageado do Polo Carnavalesco de Açudinho, enquanto Severino Rodrigues Correia (Seu Biga) é o homenageado do Polo de Belo Oriente e o Polo da cidade, presta homenagem a Paulo Freitas, todos in memorian.
Enquanto o baile abria o carnaval do município, o Bloco os Mentirosos tomava as ruas do município arrastando uma verdadeira multidão.
Abrindo, como bloco de rua, as festividades de momo, e quebrando a barreira dos dois anos sem festejo em Tracunhaém.