Conexão Canavial: Ticuqueiros e Fábio Carvalho realizam turnê

Por Rafael Santos 08/08/2018 19:32 • Atualizado 08/08/2018
Compartilhe

Dialogar. Unir. Da pluralidade do canavial, os TICUQUEIROS; da mistura das tradições capixabas, FÁBIO CARVALHO. Esse é o CONEXÃO CANAVIAL, um intercâmbio entre a banda dos jovens e criativos músicos de Nazaré da Mata – PE; com o artista, músico, percussionista e pesquisador, de Vitória – ES. O encontro possibilitará a interação entre os ritmos originários da música afrobrasileira dos congos capixabas, presente no trabalho de Fábio, e a rica mistura sonora dos Ticuqueiros – uma fusão perfeita entre o regionalismo tradicional da zona canavieira de Pernambuco e o contemporâneo. A direção musical fica por conta de Valdi Afonjah – músico, pesquisador e experiente produtor musical.

A primeira etapa desse encontro começa amanha (09), serão seis dias de imersão nesse processo criativo no Engenho Santa Fé, em Nazaré da Mata – PE, onde está o Pontão de Cultura Canavial e seu estúdio multimídia. Além da troca e criação musical entre os Ticuqueiros e Fábio, nos próximos dias também fará parte das atividades do projeto a visita/pesquisa a grupos locais, da cultura popular, que influenciam a musicalidade da banda; proporcionando um olhar aprofundado acerca dos sons e ritmos do canavial.
Entre as influências trazidas, a criação de músicas inéditas. Experimento. Orgânico. Serão 06 (seis) músicas inéditas, gravadas, como resultado desse intercâmbio. Que serão disponibilizadas nas plataformas digitais, e no website homônimo ao projeto, que funcionará como um weblog (“diário de rede”) com fotografias, vídeo e textos. E ainda com garantia de acessibilidade a portadores de deficiência visual e auditiva (surdos e ensurdecidos – LSE), através de recursos de legendas, audiodescrição, e versão em alto contraste, possibilitando a navegação.

A próxima etapa das atividades está prevista para novembro, com a gravação em estúdio, e a apresentação musical do “Conexão Canavial – Ticuqueiros e Fábio Carvalho”, no Festival Canavial 2018, na Zona da Mata Norte pernambucana. O resultado é certo que será uma rica mistura de ritmos de grande qualidade sonora, a fim de estreitar as distâncias da produção musical brasileira.

O intercâmbio Conexão Canavial é uma realização da Canavial Arte e Cultura, com produção da Associação Canavial e incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco.

——————-
HISTÓRICO

A banda Ticuqueiros e o artista Fábio Carvalho, fazem parte do Movimento Canavial, uma rede criada em 2004 na Zona da Mata Norte pernambucana, que busca integrar a cultura local. São vários grupos, artistas, produtores culturais, instituições e Pontos de Cultura; que em poucos anos tem transformado a realidade da região com ações importantes e diversos projetos. Expandindo essas interações no território, em conexão com grupos e Pontos de Cultura de diversos estados do país.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte