Mundo do Trabalho: estudantes da Zona da Mata participam de live sobre profissões

Evento teve o objetivo de sensibilizar os alunos na sua escolha profissional e refletir sobre as transformações no mundo do trabalho, desafios e perspectivas

Por Rafael Santos 04/06/2021 11:30 • Atualizado 04/06/2021
Compartilhe

A Escola Estadual Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, localizada em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, promoveu mais uma edição do projeto “Mundo do Trabalho: desafios e perspectivas”. O evento teve o objetivo de sensibilizar os alunos na sua escolha profissional e refletir sobre as transformações no mundo do trabalho resultante do meio técnico-científico-informacional contribuindo na construção do projeto de vida dos jovens do Ensino Médio. 

A sexta edição do projeto aconteceu na quarta-feira (26), e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da escola no YouTube. O projeto recebeu como convidados o graduado em Direito, especialista em ciências criminais e delegado da Polícia Civil, Marcos Nobre; a gestora da escola, Maria José Rodrigues; a gestora Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, Edivânia Arcanjo; e a enfermeira e pós-graduada em urgência e emergência, Crislaine Félix. A live foi mediada pelo professor de geografia e organizador do evento, Zenildo Pereira.

O projeto tem uma série de ações, entre elas, questionamentos básicos sobre a profissão que os estudantes  pretendem exercer quando concluírem o Ensino Médio, pesquisa do curso desejado e tempo de duração, matriz curricular, área de atuação, mercado de trabalho, desafios e perspectivas e as habilidades do profissional do futuro. Além disso, os jovens entrevistam profissionais que atuam na área escolhida por ele e participam de uma mesa-redonda que traz convidados para falar sobre sua rotina de trabalho. 

De acordo com Zenildo, o projeto está em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na sexta competência geral do documento que diz: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade. “Nós pensamos também em levar os alunos às universidades quando passar essa pandemia porque eu entendo que universidade não é só ensino, mas é também pesquisa e extensão”, contou. A proposta deste trabalho é construir o projeto de vida pessoal, profissional e social de todos os alunos da etapa final da educação básica”, acrescentou.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte