Mundo do Trabalho: estudantes da Zona da Mata participam de live sobre profissões

Evento teve o objetivo de sensibilizar os alunos na sua escolha profissional e refletir sobre as transformações no mundo do trabalho, desafios e perspectivas

Por Rafael Santos 04/06/2021 11:30 • Atualizado 04/06/2021
Compartilhe

A Escola Estadual Coronel Luiz Ignácio Pessoa de Melo, localizada em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, promoveu mais uma edição do projeto “Mundo do Trabalho: desafios e perspectivas”. O evento teve o objetivo de sensibilizar os alunos na sua escolha profissional e refletir sobre as transformações no mundo do trabalho resultante do meio técnico-científico-informacional contribuindo na construção do projeto de vida dos jovens do Ensino Médio. 

A sexta edição do projeto aconteceu na quarta-feira (26), e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da escola no YouTube. O projeto recebeu como convidados o graduado em Direito, especialista em ciências criminais e delegado da Polícia Civil, Marcos Nobre; a gestora da escola, Maria José Rodrigues; a gestora Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, Edivânia Arcanjo; e a enfermeira e pós-graduada em urgência e emergência, Crislaine Félix. A live foi mediada pelo professor de geografia e organizador do evento, Zenildo Pereira.

O projeto tem uma série de ações, entre elas, questionamentos básicos sobre a profissão que os estudantes  pretendem exercer quando concluírem o Ensino Médio, pesquisa do curso desejado e tempo de duração, matriz curricular, área de atuação, mercado de trabalho, desafios e perspectivas e as habilidades do profissional do futuro. Além disso, os jovens entrevistam profissionais que atuam na área escolhida por ele e participam de uma mesa-redonda que traz convidados para falar sobre sua rotina de trabalho. 

De acordo com Zenildo, o projeto está em sintonia com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na sexta competência geral do documento que diz: Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade. “Nós pensamos também em levar os alunos às universidades quando passar essa pandemia porque eu entendo que universidade não é só ensino, mas é também pesquisa e extensão”, contou. A proposta deste trabalho é construir o projeto de vida pessoal, profissional e social de todos os alunos da etapa final da educação básica”, acrescentou.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte