Governo de PE determina corte de ponto para professores grevistas

Medida deve ser publicada no Diário Oficial desta terça-feira. Para governo, adesão foi de 45%; Sindicato diz que 70% das escolas pararam


O governo de Pernambuco determinou o corte do ponto do professores da rede estadual que aderirem à greve iniciada nesta segunda-feira (13). A portaria que regulamenta essa questão deve ser publicada no Diário Oficial desta terça (14) e inclui, ainda, a possibilidade de rescisão dos contratos dos servidores contratados temporariamente; e a chance de troca de localização dos servidores lotados nas escolas de referência.

De acordo com levantamento feito pela Secretaria Estadual de Educação, neste primeiro dia de greve, 55% das escolas não paralisaram suas atividades, 23% pararam parcialmente e 22% paralisaram totalmente. Esses dados se referem às aulas do período da manhã. Já conforme o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a paralisação atingiu 70% das escolas em todo o estado.

greveA orientação da Secretaria é para que “pais e responsáveis entrem em contato com as unidades de ensino para saber se a escola está com as atividades normalizadas e, em caso positivo, encaminhem os estudantes para as escolas”, informa a nota. Por fim, o governo reitera que somente retomará a negociação após o término da mobilização e a volta ao trabalho dos professores.

O reajuste concedido aos docentes pernambucanos neste ano foi de 13,01%, mas apenas para os professores com ensino médio (antigo magistério). De acordo com o Sintepe, somente 10% da categoria tem essa qualificação. Por isso, os outros 90% ficaram sem reajuste.

De acordo com o governo do estado, o aumento não foi dado a todos os professores porque Pernambuco já pagava o piso superior ao valor estipulado pelo governo federal. Aqueles que recebiam abaixo do piso, que eram 4.060 professores,  foram contemplados com o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa, que concedeu o aumento de 13,01%.

do G1

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade