Ferreiros oferece Capacitação para os Professores da Educação Infantil


IMG_6089A educação infantil é uma das etapas mais importantes na vida de um aluno. É nessa etapa que eles aprendem a ler e a escrever. No Brasil, a educação infantil ainda possui um elevado índice de fracasso escolar, principalmente na aprendizagem da leitura e da escrita. Diante desse cenário, a Prefeitura de Ferreiros, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), estão oferecendo aos professores da rede municipal de educação infantil o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (Profa). O curso acontece todas as quartas-feiras, pela manhã, na Biblioteca Municipal de Ferreiros.

De acordo com Eliane Rodrigues, Especialista em Educação Infantil e Orientadora do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, o objetivo do curso é aperfeiçoar significativamente os resultados da alfabetização da rede de ensino e contribuir para uma mudança no modelo de ensino, no que se refere tanto à didática da alfabetização quanto à metodologia da formação dos professores. “ A proposta do curso é esclarecer e intensificar a possibilidade de aprender de uma maneira diferente e mais significativa. Percebemos que a educação precisa ter mais qualidade. Esse curso vem trazendo um novo olhar para o ensino infantil. Há uma necessidade de mudança de postura do professor para poder facilitar e melhorar a aprendizagem das crianças”, informou Eliane Rodrigues.

A Professora da Educação Infantil de Ferreiros, Eva Freire explica que o resultado do curso é imediato. “Por mais que seja importante a formação na universidade, você só aprende de fato quando está na sala de aula e o Profa só veio para ajudar. O feedback do programa é imediato, pois o que você aprende no curso você aplica na sala de aula. O curso nos direciona para realizar o diagnóstico do aluno e mostra quais os caminhos que devo traçar para chegar ao objetivo”, explicou Eva Freire.

Através desse trabalho é possível implementar propostas pedagógicas que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos com situações didáticas e materiais adequados como explica a Professora da Rede Municipal de Ensino de Ferreiros, Marilene Bonifácio. Através do Profa eu consegui direcionar o meu trabalho para a aprendizagem eficaz das crianças. “O programa abriu um leque de oportunidades para mim e para os meus alunos. Antes as crianças para aprender a escrever, fazia o trabalho de cobrir pontilhados e hoje não. Percebemos que as crianças de 4 anos tem condição de grafar seu nome. Mesmo sem saber escrever direito, eles tem capacidade para isso. Fico cada vez mais satisfeita porque vejo eles grafando o nome deles. O profa é um curso que leva o professor a fazer seu trabalho perfeitamente”, disse Marilene Bonifácio. Dessa forma, a Secretaria de Educação de Ferreiros investe na capacitação profissional dos professores e assim melhora cada vez mais a educação do município e oferece um ensino de qualidade para os alunos.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade