Deputado solicita que profissionais da educação sejam incluídos em grupo prioritário de vacinação conta a Covid-19


Foi publicada no Diário Oficial a indicação nº 4649/2020, de autoria do deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB), que solicita ao Governo do Estado que os profissionais da educação constem no grupo prioritário quando for determinado o planejamento de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco. A indicação foi encaminhada ao governador Paulo Câmara, ao secretário estadual de saúde, André Longo, e ao secretário estadual de educação e esportes, Fred Amâncio.

Para o parlamentar, a contemplação de professores apenas numa quarta etapa do plano preliminar divulgado pelo Governo Federal é insuficiente, tendo em vista a exposição desses profissionais. “Estamos fazendo esta indicação para que, no estado de Pernambuco, os profissionais da educação sejam incluídos no grupo prioritário para receber a vacinação contra o novo coronavírus, junto aos outros grupos já contemplados pela lei como idosos, portadores de comorbidades e profissionais da saúde. Vale salientar que o pré-plano de imunização divulgado pelo Governo Federal só contempla os professores numa quarta fase de vacinação, o que julgamos ser muito tardio para os educadores que estão em contato constante com os educandos“, justificou Dutra.

Citando a pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, organizada pela Unesco em conjunto com outros órgãos, que mostra que um a cada três jovens brasileiros cogitam desistir dos estudos devido aos reflexos da pandemia, o autor da indicação ressaltou ainda que a imunização dos profissionais da educação pode evitar uma evasão significativa nas escolas pernambucanas: “Temos a convicção de que é nosso dever buscar amenizar esses impactos negativos que podem causar uma evasão recorde nas nossas escolas. Criar estratégias para que os estudantes e os pais dos estudantes sintam-se mais seguros para interagirem com o ambiente escolar é fundamental para que o retorno gradual das atividades presenciais aconteça com êxito“.

O deputado Professor Paulo Dutra é autor ainda da indicação nº 4203/2020, também enviada ao Governo de Pernambuco, que pede a testagem em massa de professores e demais profissionais que atuam nas escolas. “Com a imunização dos profissionais de educação e a realização de testes para diagnosticar a covid-19 precocemente, teremos um ambiente educacional livre de incertezas e propício para a plena retomada do processo ensino-aprendizagem. As escolas precisam voltar a ser espaços pedagógicos onde a convivência sadia, sem os receios de uma contaminação, seja instrumento de um processo educativo que pode transformar vidas e realidades“, finaliza.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade