
Pernambuco está a caminho dos Jogos da Juventude 2025. Na tarde desta terça-feira (09), a primeira parte da delegação pernambucana, composta por aproximadamente 70 estudantes/atletas, embarcou para Brasília, onde vão disputar a competição, que é organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O torneio reunirá cerca de 4,7 mil jovens atletas de todo o Brasil, entre 13 e 17 anos, em 20 modalidades olímpicas. Representando o estado, a delegação contará, ao todo, com 217 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes. Os jogos acontecem entre os dias 10 e 25 de setembro.
Realizados anualmente pelo COB, desde o ano 2000, em colaboração com as confederações esportivas, os Jogos da Juventude reúnem os melhores jovens atletas do Brasil. Esta competição multiesportiva desempenha um papel crucial na formação de atletas e profissionais do esporte, sendo uma excelente oportunidade para difundir valores olímpicos entre jovens e adultos de todo o país. Os Jogos também são essenciais na descoberta e desenvolvimento de novos talentos com potencial esportivo.
“Esse é um momento de grande orgulho para Pernambuco. Ver nossos estudantes/atletas embarcando para representar o estado em uma competição tão importante mostra a força do esporte na vida de cada um deles. O Governo de Pernambuco tem investido para que esses jovens tenham as condições necessárias para treinar e competir, porque acreditamos que o esporte transforma vidas. Tenho certeza de que nossos atletas darão o seu melhor e que, independentemente dos resultados, já são motivo de muito orgulho para todos nós pernambucanos. Ficaremos na torcida por todos vocês”, completou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

Neste primeiro bloco da competição, com início na quinta (11) até o sábado (13), serão disputadas as modalidades do atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, natação, tiro com arco e tênis de mesa. Pernambuco ainda estará presente nas outras modalidades do certame: águas abertas, triathlon, wrestling, basquete, futsal, vôlei de praia, badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e vôlei de quadra. Pernambuco só não terá representante no remo virtual, modalidade estreante na competição deste ano.
“É com grande alegria que a gente embarca hoje o primeiro grupo dos nossos atletas representando Pernambuco, o nosso país, nos Jogos da Juventude. Hoje foram 70 estudantes e nos próximos dias mais 150 para esta grande competição. Essa é uma das marcas da governadora Raquel Lyra que é investir no esporte desde a base. Esse é o nosso DNA! Porque acreditamos fielmente que através do esporte a gente consegue colher diversos frutos, não só na formação de atletas, mas sim na formação de cidadãos”, destacou o secretário executivo de Esportes, Marcos Nunes.
Entre os jovens que embarcaram para os Jogos da Juventude 2025 está Guilherme Henrique, estudante do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ageu Magalhães, do Recife. Atleta dedicado, ele se preparou durante meses para a competição e agora viaja cheio de expectativa para representar Pernambuco em provas de ciclismo e triatlo. No embarque, Guilherme falou sobre sua preparação, os desafios e a emoção de defender o estado em um evento nacional.
“Estamos com boas expectativas de, se Deus quiser, poder trazer uma medalha. Consegui fazer uma boa preparação, foram aproximadamente seis meses de muito treino. É gratificante ver que todo o trabalho diário está sendo recompensado com isso. Estou bem empolgado, vou participar do ciclismo e do triatlo. No ciclismo são quatro provas, que começam amanhã e seguem até sábado, e no triathlon vou competir na terça e quarta-feira da próxima semana. Estou bem animado por isso, vamos pra cima tentar trazer uma medalha para Pernambuco”, disse Guilherme.
O professor João Willis, da Escola Dom Idílio José Soares, do município de Ouricuri, é técnico de atletismo e também embarcou junto com a delegação pernambucana para os Jogos da Juventude. Responsável por acompanhar e orientar os atletas, ele ressaltou o orgulho de participar da competição pela primeira vez e destacou o esforço realizado na preparação, que envolveu estudantes de diferentes regiões do estado e contou com o apoio do Governo de Pernambuco.
“Primeiro é um orgulho ser convocado para representar o nosso estado e dizer que a preparação foi bem feita. Os meninos já têm uma rodagem boa em competições a nível nacional, mas a gente sabe que os Jogos da Juventude são muito fortes. Ainda assim, estamos confiantes de que vamos conquistar bons resultados para Pernambuco. Esse é meu primeiro ano participando e é muito gratificante. Tivemos o apoio do governo com as passagens, recebemos kits importantes para o treino e vamos com vontade de representar o estado”, frisou João.
Na última edição da competição, em 2024, Pernambuco conquistou um grande resultado, encerrando a competição em 6º lugar no quadro geral de medalhas, superando mais uma vez a melhor campanha do estado nos jogos. Na cidade de João Pessoa, na Paraíba, foram 29 conquistas, sendo oito medalhas de ouro, onze de prata e dez de bronze. Esse desempenho colocou, pelo segundo ano consecutivo, o estado em 1º lugar entre as regiões Norte e Nordeste, garantindo vaga na 1ª divisão em todas as modalidades para 2025.