Desde o início da semana passada, milhares de alunos da rede pública estadual, e municipal de Palmares na Mata Sul estão sem transporte escolar. Segundo os pais dos estudantes, o motivo da paralisação é um impasse no contrato entre a empresa prestadora do serviço e a secretaria de educação da Prefeitura de Palmares. Na última terça-feira (22) o secretário de educação de Palmares falou sobre a suspensão do serviço.
A secretaria informou que o problema afeta cerca de 2.500 alunos da cidade e da zona rural. Os alunos contaram que o serviço foi paralisado desde a semana passada. “Alguns alunos que têm condições acabam pagando a passagem do próprio bolso. Mas há os que não podem arcar com os gastos, os estudantes da zona rural acabam sendo os mais prejudicados. ’’ contou uma estudante.
Em entrevista ao PortalPE10 o secretário de educação de Palmares Flavio Miranda disse que a suspensão do serviço é devido à crise enfrentada atualmente pelo Brasil. Segundo Flávio “Houve uma diminuição dos repasses do governo federal e estadual ao município o que impossibilitou a realização dos pagamentos à empresa que é responsável pelo transporte ”.
Segundo o secretário o investimento com os ônibus terceirizados chegam ao valor mensal de 209 mil reais, sendo esse valor dividido entre o governo federal, estadual e o município de Palmares que fica com a maior parcela.
Ainda de acordo com o secretário os pagamentos da empresa foram feitos até julho. Flavio informou que 51 ônibus eram disponibilizados sendo 38 terceirizados com a paralisação restaram apenas 13 ônibus para o transporte de cerca de 4.000 alunos.
O secretário disse que não tem uma previsão de quando o serviço será normalizado e informou que esta marcando uma reunião com a secretaria de educação de Pernambuco juntamente com os órgãos competentes para tentar solucionar o problema.