DETRAN passa a aceitar pagamentos via PIX

Por Rafael Santos 08/09/2021 11:14 • Atualizado 08/09/2021
Compartilhe

Com objetivo de agilizar o processo para os condutores e proprietários de veículos de Pernambuco, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, a partir do dia 01 de setembro, começou a oferecer a comodidade para seus usuários pagarem as guias de débito pelo PIX. A ferramenta eletrônica, anunciada pelo Banco Central em novembro de 2020, permite a liquidação de boletos em segundos.

Os usuários do DETRAN-PE poderão pagar as taxas referentes aos serviços de veículos e habilitação, como emissão de guias de pagamento pela consulta de placa (licenciamento e desdobramento de débitos), segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento Veicular – CRLV, comunicação de venda, renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH, exame teórico e prático, adição de categoria e Permissão Internacional para Dirigir – PID.

Os boletos são emitidos com QR-Code para que o pagamento seja efetuado através de qualquer instituição financeira. A compensação dos débitos deve ocorrer, no mínimo, em 10 minutos pelo próprio sistema financeiro do Órgão de trânsito. Para efetivar o pagamento, basta apenas que o correntista abra o aplicativo de sua instituição bancária e faça a leitura do código de barras bidimensional (QR-code).

Para o Diretor Presidente do DETRAN-PE, Roberto Fontelles, essa é mais uma facilidade para o cidadão que buscam os serviços da Autarquia. “O Pix é rápido e agiliza a efetivação dos débitos em aberto. O DETRAN-PE acompanha as mudanças e alia tecnologia às atividades de trânsito”, destacou.

Outro diferencial está relacionado aos bancos credenciados pelo Órgão de trânsito, que, atualmente, conta com 5 maiores bancos habilitados para o cidadão realizar seus pagamentos. Com o PIX, passará a ter um universo de mais de 756 agentes já credenciados, segundo o Banco Central. “Com o advento das fintechs (tecnologia e inovação aplicadas na solução de serviços financeiros), grande parte da sociedade se inclinou para esse segmento do mercado, e o DETRAN-PE não poderia deixar de atender essa parcela da população”, ressaltou Fontelles.  

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte