Coleta Seletiva será implementada em Ferreiros


logo coletaA Prefeitura de Ferreiros lançará o seu programa de coleta seletiva, no dia 17 de junho, às 9h, no Centro Cultural Manoel Pitunga. A campanha faz parte das ações e metas determinadas no Termo de Compromisso Ambiental (TCA).  A Prefeitura de Ferreiros foi a primeira do Estado a firmar perante o Ministério Público de Pernambuco esse termo, no qual o município assumiu a responsabilidade de se adequar à lei federal 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos antecipa a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como objetivo aumentar a reciclagem e a reutilização daqueles materiais que tem valor econômico e pode ser reaproveitado e aquilo que não pode ser reciclado deve ser descartados adequadamente. Ela ainda estabelece que a responsabilidade do descarte correto do lixo é de responsabilidade de toda a comunidade. Além disso, a Política Nacional de Resíduos Sólidos criou metas importantes que irão contribuir para eliminar os lixões nas cidades, entre elas esta a implantação da coleta seletiva.

Diante desse cenário, Ferreiros estará lançando o seu programa de coleta seletiva com o objetivo de sensibilizar toda a população para fazer o descarte correto do lixo. Para isso, será distribuído para toda a população panfletos com informações sobre como realizar esse descarte, assim como  uma cartilha educativa sobre reciclagem vai ser trabalhada nas escolas da cidade. Além disso, a cidade vai ganhar lixeiras especificas para cada tipo de resíduo.

De acordo com o Prefeito Gileno Campos Gouveia Filho, o programa vai adotar ações e práticas educativas em prol do meio ambiente. “Vamos envolver toda a sociedade no programa de coleta seletiva da nossa cidade. Pretendemos sensibilizar e conscientizar toda a população da importância desse programa. A partir do momento que todos se envolverem, vamos diminuir a quantidade de resíduos que enviamos para o lixão e assim estaremos contribuindo com o meio ambiente. Além disso, a cidade ficará mais limpa e mais organizada e teremos mais qualidade de vida”, afirmou o Prefeito.

Para Alciene Wirght, Assessora Técnica de Meio Ambiente de Ferreiros, para atingir o sucesso do programa e atingir as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos é necessário que toda a população participe. “ A gestão municipal vem se esforçando para atender as ações do Termo de Compromisso Ambiental (TCA), mas precisamos do envolvimento da população, do comércio local e das empresas. O lixo não é um problema apenas da gestão municipal, mas também de toda a comunidade, pois quem produz o lixo somos nós”, disse a Assessora.

Os benefícios gerados pelo programa são vários, como explica o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ferreiros, José Coelho. “Entre as vantagens da coleta seletiva  estão a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, a economia de energia, a diminuição dos gastos com limpeza urbana, a diminuição da proliferação de doenças e da contaminação dos alimentos, assim como a melhoria da limpeza da cidade e da qualidade de vida da população”, informou o Secretário. A coleta seletiva também contribui com a inclusão social, gerando emprego e renda para as pessoas que coletam matérias recicláveis. Além disso, quando essas pessoas recebem o material separado do lixo comum, eles podem vender o produto por um valor maior, contribuindo com o aumento da sua renda.

Serviço:

Campanha Coleta Seletiva

Data: 17 de Junho

Horário: 9h

Local: Centro Manoel Pitunga, Rua São José, s/n – Ferreiros – PE

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade