TJPE determina criação de linha de ônibus para o Presídio de Itaquitinga

Por Rafael Santos 12/09/2025 21:26 • Atualizado Há 3 horas
Compartilhe

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) acatou um recurso do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e determinou, nesta quinta-feira (11), a criação de uma linha de transporte público para o Presídio de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do estado. O município tem um prazo de 45 dias para implementar o serviço.

A decisão do TJPE atende a uma solicitação do MPPE, que argumentou que a falta de transporte para o presídio viola o direito de visita dos familiares dos detentos e dificulta a ressocialização dos apenados. A unidade prisional foi construída em uma área rural, a cerca de 11 quilômetros do centro de Itaquitinga, e não tem acesso a linhas regulares de ônibus.

Segundo os promotores de Justiça, Leonardo Caribé e Fernando Falcão, a situação obriga os familiares a gastarem dinheiro com transporte particular ou a deixarem de visitar os presos. “A falta de conexão do Presídio de Itaquitinga com o transporte público viola direitos básicos, como a dignidade humana e o convívio familiar, que são essenciais para a ressocialização dos presos”, afirmaram.

A decisão do TJPE é liminar, e o Estado ainda pode recorrer. O mérito final da Ação Civil Pública ainda será apreciado pelo Judiciário.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte