Pernambuco realiza 3ª Conferência Estadual de Juventude

Por Rafael Santos 05/10/2015 06:38 • Atualizado 05/10/2015
Compartilhe

Z.Conferência_marcaCerca de 600 pessoas são esperadas na 3ª Conferência Estadual de Juventude, que acontece nestas segunda (5) e terça-feira (6), no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A abertura ocorre às 8h, com a participação do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, e do secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude (CEPPJ/PE), João Suassuna.

A conferência estadual é a preparatória para a Conferência Nacional, que acontece de 16 a 19 de dezembro, em Brasília (DF). “Este será um evento plural, de grande relevância. Estarão reunidos representantes de todas as microrregiões de Pernambuco e de todos os segmentos de juventudes: negros, LGBT, pessoas com deficiências, índios, quilombolas, ciganos, povos tradicionais e de terreiros; dos centros urbanos e rurais; jovens ligados às áreas de cultura, esportes, movimentos políticos, entre outros”, afirma João Suassuna.

Os 500 delegados foram escolhidos durante as etapas preparatórias para o evento estadual, nas pré-conferências regionais, municipais, territoriais e de povos e comunidades tradicionais, realizadas no período de 15 de julho a 28 de setembro. Foram mais de 90 conferências e em mais de 80% delas estiveram presentes o secretário executivo João Suassuna, técnicos da SEPCJ e membros do Conselho Estadual de Juventude.

Os outros 100 participantes são representantes de secretarias estaduais e de prefeituras; Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Assembleia Legislativa (Alepe), Unicef, universidades, ONGs, conselhos e entidades ligadas aos segmentos de juventude. Durante a conferência os participantes se dividem e debatem os 11 eixos temáticos: Participação social; Educação; Trabalho; Diversidade; Saúde; Cultura, Comunicação; Esportes; Território e mobilidade; Meio ambiente; e Segurança pública e acesso à justiça.

Todos os eixos temáticos serão trabalhados em salas específicas, com relatores e facilitadores das diversas secretarias estaduais, conselheiros de juventude e técnicos convidados. O trabalho dos participantes será de construção de propostas. De cada grupo serão eleitas cinco propostas e, do total, 22 prioritárias serão levadas para apresentação na Conferência Nacional.

PROGRAMAÇÃO – A abertura da conferência acontece às 8h. Na mesa dos trabalhos estarão, além do secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento, e o secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ) e presidente do CEPPJ/PE, João Suassuna; a secretária adjunta da Secretaria Nacional de Juventude, Ângela Guimarães; o secretário geral da Presidência da República, Marcelo Pires Mendonça; e a vice-presidente do CEPPJ/PE, Adriana Nascimento. Em seguida haverá a leitura do regimento interno. Somente à tarde serão iniciadas a discussão e construção das propostas.

A terça-feira (6) será dedicada à plenária final, com a votação das propostas prioritárias construídas e a eleição dos 54 delegados (número estabelecido pelo contingente populacional, definido pela nacional), de forma que todas as 12 Regiões de Desenvolvimento de Pernambuco estejam representadas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte