Morre Mestre Ferreirinha, da Ciranda Pernambucana de Olinda


Morreu nesta segunda-feira (8), de causas naturais, Severino Ferreira da Silva, o mestre Ferreirinha da Ciranda Pernambucana de Olinda. Natural de Aliança, por mais de 40  anos vinha se dedicando a cultura popular a frente do tradicional grupo de ciranda.

A Ciranda Pernambucana de Olinda possui endereço e sede na Chã de Mangabeira, na Cidade Tabajara, entre Olinda e Paulista, onde o Mestre Ferreira mantém a tradição de um dos grupos mais tradicionais dessa manifestação em Pernambuco.

Mestre Ferreira estava à frente na frente da ciranda que tem 22 componentes, entre 08 músicos, 12 dançarinos e 02 produção. O grupo tem uma longa trajetória em currículo de participações. Praticamente participou de quase tudo na cena cultural pernambucana: Carnaval de Olinda (1990-2020), Carnaval de Recife, Carnaval de Pernambuco, São João de Olinda, São João de Recife, São João de Pernambuco, São João de Campina Grande, Natal do Recife, Natal de Pernambuco, Natal e Reveillón de Olinda,  28º Festival de Inverno de Garanhuns (2018) e Fenearte 2019.

O repertório do grupo é todo autoral e Ferreirinha fazia questão de sempre se apresentar com back vocal (sua esposa), metais, percussão e vários dançarinos fora do palco, caracterizados com figurino próprio da ciranda, dançando e ensinando a dança ao público. Ao longo de sua trajetória, Mestre Ferreira realizou viagens internacionais principalmente a Europa (França, Alemanha, Itália, Espanha, Suiça e Portugal) em companhia do saudoso ‘’Mestre Salustiano’’.  Velório acontecerá no Memorial Vale da Saudade em Igarassu  e o sepultamento ocorre amanhã.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade