GIRAL abre inscrições para o 6º Prêmio Literário Graça Beltrão

Por Rafael Santos 30/07/2025 11:43 • Atualizado Há 21 horas
Compartilhe

Em 2025, o 6º Prêmio Literário Nacional Graça Beltrão lançará um desafio crucial para as novas gerações: refletir e expressar, por meio da escrita, o impacto das mudanças climáticas no futuro. A iniciativa, que integra o projeto Vivências Inclusivas: Leitura, Artes e Sustentabilidade, é promovida pela ONG Giral em todo o país, contando com o apoio do programa Criança Esperança, da Globo e da UNESCO.

Com o tema “Crises Climáticas e Mudanças nas Infâncias”, a edição de 2025 busca incentivar crianças e adolescentes a compartilhar suas vivências e percepções sobre os efeitos da emergência climática em suas realidades. Mais do que um concurso, o prêmio se configura como uma provocação pedagógica e política, posicionando a juventude como protagonista na construção de futuros possíveis, especialmente em regiões mais vulneráveis às injustiças ambientais.

Aberto a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, o prêmio valoriza a produção literária como uma poderosa ferramenta de cidadania, escuta e visibilidade. O objetivo é fomentar o hábito da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que incentiva o pensamento crítico e o engajamento com os temas socioambientais urgentes.

As inscrições para o 6º Prêmio Literário Graça Beltrão estarão abertas de 04 de agosto a 30 de outubro de 2025, e deverão ser realizadas pela plataforma Even3. Para participar, os estudantes precisam preencher o formulário online e anexar uma produção literária inédita.

Os vencedores serão recompensados com prêmios: o 1º lugar receberá um notebook, enquanto o 2º e 3º lugares ganharão um tablet cada. Além disso, todos os participantes terão seu esforço reconhecido com um certificado.

A cerimônia de premiação está marcada para o dia 18 de outubro de 2025, em uma data especial que também celebrará os 18 anos da ONG Giral. A iniciativa já mobiliza 1.300 estudantes de escolas urbanas e rurais em sete municípios do Sertão pernambucano, demonstrando o alcance e a relevância do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte