Adereços que escondem personalidades contraditórias ou afloram ainda mais a forma de viver a vida de quem as usam. É assim que somos apresentados a “Papangus e outras máscaras”, segundo livro do poeta e escritor pernambucano, Joseilson Ferreira. Dividido em 30 contos, a publicação propõe um mergulho imersivo em um universo cheio de particularidades. O lançamento da publicação acontece na próxima quarta-feira (6), de forma virtual, através de uma live, que será transmitida pelos canais de YouTube e Facebook da Editora Patuá, a partir das 20h. O lançamento vai promover um bate-papo virtual com o autor do livro, o escritor e poeta Joseilson Ferreira, as jornalistas Rosimere Albuquerque e Geórgia Alves, da professora e escritora Conceição Rodrigues e o editor da Editora Patuá, Eduardo Lacerda.
Sobre o processo criativo de escrita, o escritor chama atenção para o amadurecimento na produção literária. “Os primeiros mergulhos foram em 2008. Mergulhos rasos e que me trouxeram alguns resultados logo esquecidos por um longo período. Em 2015, decidido a finalizar o livro, retornei aos contos, recuperando aqueles escritos anteriormente e acrescentando outros ao longo de três intermináveis anos, registrando diálogos, vestindo outras máscaras e alinhavando tudo nesse corpo que agora se folheia,” detalhou.
O livro se utiliza de um jeito de viver muito peculiar de cada ser humano retrato nas frases e pensamentos. Tudo isso fazendo sempre uma ligação direta com a multidão e outras máscaras usadas por todos nós. “Não há uma única voz no livro, nem poderia, diante de tantas máscaras, tantos recortes diferentes, embriagando-se nesta prosa e requerendo espaço para fugir do esquecimento,” descreve o autor.
O primeiro livro de Joseilson Ferreira foi lançado em 2013, na Primeira Edição do Prêmio Pernambuco de Literatura, promovido pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A publicação voltada exclusivamente a poesia, recebeu a Menção Honrosa Especial (2º lugar) no Concurso Ladjane Bandeira de Poesia, promovido pelo Diário de Pernambuco.
Joseilson Ferreira nasceu na cidade de Bonito, no Agreste de Pernambuco. É ilustrador, Designer Gráfico e Funcionário Público. Veio ainda criança para Passira, também na região do Agreste, onde reside atualmente. Seus primeiros contatos com a leitura foram os folhetos de cordéis, encontrados nas feiras livres da cidade, em seguida as histórias em quadrinhos, onde participou como desenhista e roteirista de revistas e fanzines nacionais.
SERVIÇO:
Lançamento do livro “Papangus e outras máscaras”, de Joseilson Ferreira.
Onde: Nos canais de YouTube e Facebook da Editora Patuá a partir da 20h.