Escolas do Município se destacam em prêmio da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente

Por Rafael Santos 07/05/2018 15:36 • Atualizado 07/05/2018
Compartilhe

A Educação em Paudalho vai além das salas de aula. Duas escolas Municipais venceram a primeira fase da Conferencia Estadual Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente do Ministério da Educação (MEC). O evento precede a V Conferência Nacional Infanto-Juvenil Pelo Meio Ambiente.

Situada na Zona Rural, a Escola Maria de Fátima, em Chã de Cruz, se destacou e está participando com as turmas do sexto ao nono ano. Sob a coordenação dos professores de ciência, Rhayany Tammyrys e Washington Horácio, os alunos Amanda Henrique Veiga, Erica Priscila Alves da Silva, Ezequias de Alencarde Serafim, Gabriel Barbosa da silva, Jeniffer Monteiro Marquês,Layza Ervelhy Maria de Barros, Luana Aragão de Lima,Luana Evellyn Alves da Silva,Lyyedson Omena de Barros, Maiara Gomes da Silva,Marieli Oliveira da Silva, Mateus Leal,Nailton Felix de Freitas, Paulo Levi de Lima Alves, Thiago Ferreira de Souza Barbosa, Wevelly Esteffany Alves da Silva, realizaram um reflorestamento em alguns locais como, por exemplo numa cacimba que fica próxima à unidade de ensino. O projeto tem por tema: “Reflorestamento da mata ciliar dos riachos e córregos de Chã de Cruz”.

A Prefeitura do Paudalho ofertou algumas mudas para que o processo ocorresse e segundo um dos coordenadores, o professor Washington Horácio, a iniciativa será de longo prazo. “Os níveis dos lençóis freáticos, o reaparecimento de riachos, como eu falei, isso é algo para longo prazo. Mas, esse pontapé inicial, essa iniciativa que nós estamos tendo agora é para que surta o efeito na população e outras pessoas comecem a plantar mais mudas para que esse reflorestamento cresça”, disse.

De acordo com uma das coordenadoras, a professora Rhayany Tammyrys, a escolha da escola foi uma grande surpresa. “Em relação a termos passado de fase, termos sido selecionados para fase Estadual, todos fomos tomados de grande surpresa, mas estamos extremamente alegres. É gratificante para nós vermos nossos alunos brilhando e o quanto se empenharam e se esforçaram durante o projeto e com certeza vamos dar continuidade a esse grande projeto que está longe de acabar”, detalhou.

CMG também se destaca
Mas, os destaques continuam. Outra unidade que venceu a primeira etapa do concurso foi o colégio Municipal de Guadalajara (CMG), com o projeto “Água em Foco, Pedra Fundamental de Nossas Vidas”. Turmas do sexto ano ao EJA (Educação de Jovens e Adultos) conseguiram classificar o CMG para a próxima fase. O projeto na instituição é coordenado pela professora Girleide Feliciano sob a direção da coordenadora de ensino, Girlene França. Todo os professores se engajaram na iniciativa.

O projeto resultou na confecção de cartazes e maquetes explicando o processo da água para todos os turnos da unidade de ensino, entre outras ações. “Confeccionamos cartazes, também confeccionamos maquetes que representavam os diversos aspectos da água, como o ciclo da água, o açude que abastece a comunidade de Guadalajara, a Central de Tratamento e o chafariz da comunidade. Realizamos também um concurso de poesia e paródias, onde os alunos produziram e apresentaram o conteúdo a uma comissão julgadora”, comentou.

Projeto resultou em parceria
Ao saber do projeto, O Laboratório MR Ambiental assumiu com a escola um compromisso e analisou o açude que abastece a comunidade. Ao receber a notícia da classificação, professores e alunos não puderam conter a alegria. “Nossa felicidade ficou completa justamente porque o projeto que nós montamos foi um projeto que nós não poderíamos arcar com o custo. E justamente conseguimos a classificação em cima de um projeto que foi custo zero para a escola”, explicou a coordenadora.

Próxima etapa
Entre esta segunda-feira (7) e a quarta-feira (9), ocorre mais uma etapa da Conferência no Hotel Forte Orange, na Ilha de Itamaracá. Uma comissão julgadora vai revelar as 17 escolas que serão selecionadas para competir a grande final, em Brasília. O evento no Distrito Federal será realizado de 15 á 19 de junho de 2018. Vale lembrar que, ao todo, 420 projetos foram inscritos entre escolas estaduais, municipais e particulares de Pernambuco. É Paudalho sendo orgulho na educação no nosso Estado.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte