Felipe Ferreira Lima lança livro, na Arcádia do Futuro na próxima terça-feira

Apesar de jurídica, a obra trás um denso conteúdo político, o que ajuda o leitor a ter uma visão ampla sobre a ação do poder econômico como complicador da igualdade nas eleições.


Felipe Ferreira Lima - Foto Daniel Tavares (9)“Abuso de Poder, Igualdade e Eleição: O Direito Eleitoral em Perspectiva” é o novo livro do advogado Felipe Ferreira Lima, sobrinho-neto de Egídio e diretor do instituto que carrega o nome do ex-deputado federal constituinte. A obra será lançada no dia 27 de junho, na casa de recepção Arcádia do Futuro (Rua do Futuro, 858 – Graças), das 18h30 às 22h. A pesquisa se concentra na necessidade de diminuição da desigualdade econômica entre candidatos em eleições.

“Abuso de Poder, Igualdade e Eleição: O Direito Eleitoral em Perspectiva” é uma adaptação da tese de Mestrado de Felipe Ferreira Lima, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL – 2013-2014). O prefácio é assinado pelo constitucionalista e ex-deputado constituinte português, Jorge Miranda, que foi o orientador acadêmico de Felipe. Já a obra é uma homenagem, em vida, ao seu tio-avô, Egídio Ferreira Lima, que também foi parlamentar constituinte aqui no Brasil: “Um homem público que nos inspira por tudo que foi: juiz, professor, advogado, mas, sobretudo, político probo que lutou intransigentemente pela democracia” ressaltou o autor.

“Poucas são as democracias atuais que encontraram uma forma de equilibrar o poder econômico com a garantia de igualdade entre candidatos em disputa. No Brasil a situação ainda é pior. Mesmo com a reforma política de 2015, que proibiu as doações de pessoas jurídicas, as novas regras diminuem a liberdade de propaganda e privilegiam nomes já consolidados na política, inibindo o surgimento de novas lideranças” destaca Felipe Ferreira Lima. Além disso, ressalta que o maior desafio da Justiça Eleitoral, na atualidade, é conter a força do poderio financeiro.

Apesar de jurídica, a obra trás um denso conteúdo político, o que ajuda o leitor a ter uma visão ampla sobre a ação do poder econômico como complicador da igualdade nas eleições. Ferreira Lima afirma que o debate sobre a escolha de tipos de financiamento de campanha está ultrapassada, e que a saída é regular doações privadas com participação ativa do Estado.

Após o lançamento, o livro será comercializado nas principais livrarias do ramo no Recife.

Serviço:

O quê? Lançamento do livro “Abuso de Poder, Igualdade e Eleição: O Direito Eleitoral em Perspectiva”, de Felipe Ferreira Lima.

Quando? 27.06.2016

Onde? Arcádia Futuro (Rua do Futuro, 858 – Graças)

Horário: 18h30 às 22h

Valor: R$ 70,00

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade