16ª Festa da Farinha começa nesta sexta-feira, em Feira Nova


Entre os dias 28 e 30 de setembro acontece a 16ª Festa da Farinha no município de Feira Nova. O evento é realizado pela Unidade Mata Norte do Sebrae/PE em parceria com a prefeitura. Esta edição conta com 20 stands e uma arena gastronômica com capacidade para 70 pessoas. Além disso, haverá apresentações culturais e uma feira de artesanato com produtores da região. A expectativa é que mais de 10 mil pessoas visitem a Praça de Eventos de Feira Nova.

No espaço, também serão oferecidos cursos e palestras gratuitas com inscrições no local do evento. Na arena gastronômica, os participantes poderão aprender a fazer pizzas de tapioca, pão, sorvete e coxinha de macaxeira. Outras três salas de aulas serão montadas para dar palestras com temas como manipulação de alimentos, energias renováveis e oportunidades de negócios com a mandioca. Durante o evento, ainda irão desfilar o Rei e Rainha da Farinha. O concurso aconteceu no lançamento da festa, dia 22, e os ganhadores são um agricultor e a representante de uma das casas de farinha do município. Eles receberam uma premiação em dinheiro e bolsas de graduação.

No dia 28, a partir das 8h30, acontece o Dia “D”, uma parceria com a Faculdade Integrada da Vitória de Santo Antão (Faintvisa) que irá oferecer diversos serviços para a população como orientação nutricional, aferição de pressão, exame de glicose, orientações posturais, práticas integrativas, tipagem sanguínea e entre outros. As apresentações culturais contarão com shows dos artistas Rose Nascimento, Voadores do Forró e Dorgival Dantas.

A Festa da Farinha este ano vem com o objetivo de resgatar a matéria-prima como centro do evento e proporcionar um olhar voltado para negócios, incentivando a ligação entre os elos da cadeia: produtores rurais, os donos das casas de farinha, as raspadeiras e os fornecedores. “Feira Nova é tradicionalmente conhecida como a Terra da Farinha, mas, após um diagnóstico realizado pelo Sebrae, constatou-se que os produtores não estavam mais cultivando a mandioca, o que obrigava as casas de farinha a comprarem de outros estados. Por isso lançamos o projeto Sou Feira Nova, Sou Terra da Farinha”, explica a analista do Sebrae, Josiana Ferreira.

O projeto foi lançado em junho deste ano e tinha como foco resgatar a cultura da farinha atingindo três públicos: os produtores rurais, os donos das casas de farinha e as raspadeiras. Para os agricultores, foram realizadas diversas capacitações sobre o cultivo da maniva e sobre gestão do empreendimento rural com a metodologia programa Sebrae No Campo. Além disso, uma estação experimental será inaugurada, em parceira com a Prefeitura de Feira Nova e do Instituto Agrônomo de Pernambuco (IPA), para a plantação de mudas mais resistentes e produtivas.

De acordo com Josiana, esse é um grande avanço para a região, pois resgatando o plantio, os agricultores poderão voltar a comercializar a matéria-prima para as casas de farinha, que não precisarão mais comprar fora do município. “Também conseguimos fortalecer os donos das casas de farinha formando uma cooperativa na região. Já as raspadeiras, estamos com uma parceria com o Ministério do Trabalho para dar mais qualidade de vida para as trabalhadoras”, comenta.

No evento, as casas de farinha poderão expor seus produtos para serem comercializados e atrair fornecedores. “A Festa da Farinha é culminância do trabalho que estamos desenvolvendo em Feira Nova. Os resultados estão sendo muito positivos e acreditamos que esse é um grande passo para retomar a cultura da farinha na região”, afirma Josiana.

Programação Palestras

28/09

Arena Gastronômica

10h – Pão de macaxeira e kanutitus de macaxeira light

14h – Tapiocas coloridas e pizza de tapioca

16h – Refeições gostosas de mandioca

Sala de aula 1

10h – Contribuição da segurança do trabalho para a melhoria das casas de farinha

14h – A diversidade socioprodutiva das mulheres

16h – Manipulação de alimentos

Sala de aula 2

10h – Biodigestor

14h – Energias renováveis

16h – Vender para o Governo no Campo

Sala de aula 3

10h – A importância do crédito para artesãos

14h – Como participar de feiras

29/09

Arena Gastronômica

10h – Brigadeiro e docinho de coco de macaxeira

14h – Sorvete e coxinha de mandioca

15h30 – Macaxeira palito colorida

16h – Macaxeira chips

Sala de aula 1

14h – Contribuição da segurança do trabalho para a melhoria das casas de farinha

16h30 – Experiência de cooperativismo na agricultura familiar em mandiocultura

Sala de aula 2

14h – Mandioca, a raiz do Brasil: uma oportunidade de negócios

Sala de aula 3

14h – Formação de preço de venda

30/09

Arena Gastronômica

10h – Receitas gostosas de mandioca

14h – Farinha temperada

Sala de aula 1

14h – Segurança do trabalho

Sala de aula 2

14h – Vendas diretas No Campo – Planejamento da Produção e Comercialização

SERVIÇO

16ª Festa da Farinha

Local: Praça de Eventos de Feira Nova

Data: De 28 a 30 de setembro

Horário: Das 10h às 20h

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday