Quando vale a pena a portabilidade de financiamento imobiliário?

Por Rafael Santos 17/08/2021 15:44 • Atualizado 17/08/2021
Compartilhe

A portabilidade é conhecida por ser uma alternativa para reduzir o saldo devedor em financiamentos imobiliários. Em casos onde as taxas de juros são mais salgadas e a negociação anterior acaba pesando no bolso, o processo se torna um aliado para transferir sua dívida para outra instituição com condições melhores, a fim de facilitar o processo de pagamento das suas parcelas.

Ter a casa própria é um verdadeiro sonho e em muitos casos é impossível ter todo o dinheiro em mãos para comprar aquele imóvel tão desejado à vista. Por isso, muitas pessoas recorrem ao financiamento imobiliário e opções que se adequam melhor às suas necessidades. 

Entretanto, assim que o processo não se mostra tão favorável quanto parecia ser e o financiamento acaba saindo além do esperado, as buscas por condições interessantes de portabilidade aumentam, levando o cliente a decidir transferir sua dívida o mais rápido possível para outra instituição em busca de alternativas mais leves para a quitação de sua dívida.

Como funciona a portabilidade?

O processo de portabilidade funciona através da transferência da dívida bancária anterior para uma outra instituição. Além disso, é importante ressaltar que esse procedimento não pode ser cobrado dos clientes, porém, são aplicados alguns custos em relação às despesas em geral com cartório, registro do imóvel e taxa de avaliação, geralmente cobrada pelo banco no processo de negociação.

Por isso, caso esteja levando em conta dar entrada em uma solicitação de portabilidade, é necessário avaliar todas as etapas do processo, principalmente analisando as ofertas para ter certeza se vale a pena e se irá reduzir os custos como esperado. Em alguns casos, inicialmente a taxa é bastante atrativa e parece ser a melhor solução, porém o valor em custos extras para concluir o procedimento acaba ultrapassando o limite do orçamento daquele cliente.

Quais os custos de portabilidade de financiamento imobiliário?

É recomendável que ao buscar por um processo de financiamento, o cliente se mantenha atento e leve em conta alguns cuidados, principalmente antes de fechar a negociação. É necessário primeiramente, avaliar todas as vantagens e desvantagens para que o processo seja vantajoso e não cause problemas futuros. Entretanto, nos casos onde a portabilidade é a única opção mais adequada, é importante analisar os prós e contras do processo.

A competição gerada pelos pedidos de portabilidade, afeta o mercado mobiliário, fazendo com que a maioria das instituições decida reduzir as taxas em busca de aumentar a procura por seus financiamentos. 

Como solicitar a portabilidade?

É importante ressaltar que antes de fechar a portabilidade com uma instituição, é recomendável pesquisar qual delas oferece a melhor condição para fechar negócio. Com a instituição escolhida, o banco fica responsável por enviar as informações para dar continuidade ao procedimento. Um novo contrato será criado e a instituição escolhida será responsável por quitar os débitos com a anterior.

Para dar início ao processo, é recomendável entrar em contato com a instituição que realizou o seu financiamento imobiliário. Em seguida, é preciso solicitar informações sobre o contrato, débitos atualizados e também sobre o último vencimento.

Prós e Contras da portabilidade imobiliária

A portabilidade é um processo que precisa ser analisado com cautela, buscando encontrar a opção mais vantajosa para fazer a transferência de dívida, principalmente para uma instituição que ofereça condições melhores em termos de juros. Portanto, além de pesquisar diversas instituições, é necessário se manter atento e tomar conhecimento sobre as principais vantagens e desvantagens desse processo.

Prós

  • Melhores condições de pagamento
  • chances melhores de negociação
  • redução das parcelas

Contras

  • O cliente será responsável pelos custos extras para que um
  • novo contrato seja estabelecido.
  • O banco pode solicitar reavaliação do imóvel financiado.

Além disso, hoje em dia existe a vantagem de poder fazer simulações de portabilidade através da internet, permitindo que o cliente tome conhecimento das etapas necessárias e comece a se programar para escolher a mais vantajosa. 

Após realizar todas as pesquisas necessárias e tirar suas dúvidas, é hora de decidir a nova instituição que será responsável pelo procedimento. Entretanto, a fim de evitar frustrações e acabar fechando uma negociação não tão boa, é preciso ter cuidado ao analisar as vantagens da operação oferecida pelo banco em questão, pois em hipótese alguma o valor e prazo do processo nesse novo banco pode ultrapassar o saldo e prazo anterior.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte