Coronavírus: é assim que nos protegemos

Por Rafael Santos 13/12/2021 10:51 • Atualizado 13/12/2021
Compartilhe

A melhor maneira de proteger a si e aos outros contra infecções é vacinar-se e seguir as regras de higiene e comportamento. Também é importante que você mesmo faça o teste, se necessário, isoladamente ou isoladamente. Entre na quarentena. Mesmo que você já saiba desses cuidados, é sempre bom estar pesquisando e se informando novamente, assim você se cuida e cuida do próximo. 

Vacinar

É recomendado que você se vacine contra o coronavírus. Porque a vacinação é a melhor proteção contra a doença de Covid 19, sua transmissão e possíveis consequências a longo prazo.

Certificado Covid

Pessoas vacinadas, convalescentes e com teste negativo podem receber um certificado da Covid. Ele documenta o respectivo estado de saúde e, assim, contribui para a sua própria proteção e a de outras pessoas. 

O certificado Covid permite a entrada em locais que exigem um certificado, como restaurantes, bares, clubes e outros eventos. Nesse local, você pode renunciar a certas medidas, como usar uma máscara e manter distância, se desejar.

Uma vez que o certificado só é emitido se você tiver sido vacinado, recuperado ou testado negativo, é uma forma de interromper a corrente de transmissão corona.

Regras sanitárias e de comportamento

Para que você possa se proteger e a outras pessoas do coronavírus, existem regras de higiene e comportamento. Também é importante que você siga essas regras.  

Você pode ser infectado pelo novo coronavírus se tiver contato próximo e prolongado com uma pessoa infectada. 

Ao manter a distância necessária (1,5 metros), você protege a si mesmo e a outras pessoas contra infecções.Use uma máscara se necessário ou se não for possível manter sua distância. Em alguns lugares do Brasil, é obrigatório o uso de máscaras, então fique atento para não desacatar ordens.

Além disso, use sempre máscara quando não estiver em casa, não pode manter uma distância de 1,5 metros de outras pessoas e não há exigência de certificado. Use a máscara sobre o nariz e a boca e bem justa em todos os lados. 

Ao usar e usar a máscara corretamente, você pode proteger outras pessoas contra infecções. Porque uma pessoa infectada pode ser contagiosa antes mesmo que os sintomas apareçam sem saber. Portanto, se todos nós usarmos uma máscara em um espaço confinado, todos nos protegemos uns aos outros.

Se possível, trabalhe de casa

Trabalhar em casa ainda é recomendado em consulta com o empregador. Isso reduz os contatos e, portanto, a propagação potencial do vírus. A proteção à saúde deve ser observada para os funcionários no local.

Ventile várias vezes ao dia

A ventilação dilui a concentração de coronavírus em ambientes internos e permite que o risco de transmissão seja reduzido. Portanto, recomendamos que os quartos usados ​​por pessoas de diferentes famílias sejam particularmente bem ventilados. Se as temperaturas permitirem, faz sentido deixar as janelas abertas por mais tempo. 

Em eventos e encontros: respeitar o número permitido de pessoas. Se possível, reúna-se fora em vez de dentro. Importante: as crianças estão incluídas no número de participantes.

Lave e desinfete as mãos completamente

lavando bem as mãos com sabão regularmente, você pode se proteger e proteger outras pessoas. Porque o sabão torna o vírus inofensivo.

Lave as mãos ao voltar para casa, depois de tocar em objetos ou superfícies que outras pessoas tocam com frequência, depois de assoar o nariz, espirrar ou tossir, ou antes de comer ou preparar alimentos.

A maneira correta de lavar as mãos é ensaboá-las até que estejam completamente ensaboadas. Enxágue bem as mãos em água corrente. Seque-os com uma toalha limpa, se possível com uma toalha de papel descartável ou um rolo de papel toalha descartável.

Observe também que é melhor não usar anéis ou tirá-los antes de lavar as mãos e também ensaboá-los. Cuide da sua pele com um hidratante e mantenha as unhas curtas e limpas.

Se a lavagem das mãos não for possível, os desinfetantes das mãos são uma boa alternativa para tornar os vírus inofensivos. Isso é particularmente útil quando você está fora de casa, como no ônibus, trem ou ao fazer compras. Não se esqueça de limpar as compras, tirar seu sapato masculino antes de entrar dentro de casa, e possíveis objetos que foram tocados por outras pessoas. 

Evite apertar as mãos

Dependendo do que acabamos de tocar, nossas mãos não estão limpas. Gotículas contagiosas podem estar nas mãos. Eles chegam à boca, nariz ou olhos se você tocá-los e você pode infectar-se.

Tossir e espirrar em um lenço ou na curva do braço

Podemos transmitir vírus assoando o nariz, espirrando, cuspindo e tossindo. Portanto, observe as regras de conduta a fim de reduzir ou evitar o risco de transmissão:

  • Tussa ou espirre em um lenço – ou, se você não tiver, na dobra do braço.
  • Lave as mãos após cada tosse, espirro, nariz assoado e cuspe.
  • Use um lenço de papel e use-o apenas uma vez. Em seguida, descarte-o.

Coloque em isolamento e  quarentena conforme as instruções

O isolamento e a quarentena são medidas para interromper as cadeias de infecção do coronavírus e, assim, conter a disseminação do novo coronavírus. Pessoas com teste positivo para infecção por coronavírus devem ficar isoladas. 

Pessoas que tiveram contato próximo com uma pessoa cujo teste deu positivo ou que estão viajando para a Suíça de um estado ou área com uma variante do vírus preocupante devem estar em quarentena. Algumas pessoas estão isentas do requisito de quarentena.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte