
O Governo de Pernambuco iniciou, nesta sexta-feira (5), a implementação da vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes, no Estado. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, as primeiras grávidas, a partir da 28ª semana de gestação, receberam a dose do imunizante. A vacina protege contra o quadro de bronquiolite, uma das principais causas de adoecimento e agravamento da saúde na população pediátrica, principalmente os menores de 2 anos de idade, no período de sazonalidade das doenças respiratórias, que ocorre entre os meses de março e agosto.
Para 2025, estima-se que Pernambuco tenha 114.058 gestantes, incluindo público prioritário para a estratégia, aquelas com mais de 28 semanas de gestação. O montante recebido pelo Ministério da Saúde (MS), até o momento, corresponde a aproximadamente 27% da população estimada a ser vacinada.
“Convidamos todas as gestantes, a partir da 28ª semana gestacional, para receberem de forma ativa a proteção contra o VSR e proteger seu bebê de forma passiva, por meio dos anticorpos maternos. A partir da próxima segunda-feira (08/12), vamos distribuir as vacinas para as Gerências Regionais de Saúde (Geres), que vão encaminhar o imunizante para todos os municípios pernambucanos”, esclareceu a superintendente de imunizações do Estado, Magda Costa.
As futuras mamães ficaram felizes por participarem da estratégia de imunização na UBS Jardim Piedade. Isso porque a vacina induz altos níveis de anticorpos nas gestantes, que são transferidos para os bebês durante a gestação, garantindo proteção essencial nos primeiros seis meses de vida, período no qual as crianças estão mais vulneráveis às formas graves do VRS – caso da bronquiolite.
Gestante de 36 semanas, a jornalista Tatiane Ribeiro foi a primeira pernambucana a receber o imunizante. Acompanhada de perto pela secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ela convidou outras mães a se vacinarem para oferecer proteção extra aos seus filhos. “Essa vacina não é só sobre a gente, mães, é sobre os nossos bebês também. Estou muito feliz em ser a primeira gestante do estado a receber a vacina contra o VSR. Ela é muito bem-vinda”, afirmou Tatiane Ribeiro.
A estudante Júlia Cássia Cursino, de 18 anos, com 39 semanas, também compareceu à UBS Jardim Piedade para garantir a dose de vacina que vai proteger, num futuro muito próximo, a sua filha de doenças respiratórias que podem levar o bebê a casos graves e, consequentemente, a um internamento. “Essa ação se trata de uma coisa única. Chegar aqui no posto e tomar a vacina, a alegria é grande por proteger minha filha, que vai se chamar Jade”, comentou Júlia Cássia.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunizações (PEI-PE), orienta os municípios a estruturarem suas atividades com foco no microplanejamento das ações, visando ao acesso oportuno à vacinação. Entre as medidas orientadas estão: a identificação de gestantes não vacinadas; o mapeamento e setorização das áreas; a adequação das ações à realidade local e o monitoramento contínuo das coberturas e dos desafios.



