A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) realiza, na próxima quinta-feira (02/05), a primeira edição do Fórum de Discussão sobre as Vítimas de Acidentes de Trânsito e sua Repercussão na Saúde. O encontro será promovido no auditório da SES-PE, na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, nº 519, no Bongi, na Zona Oeste do Recife, a partir das 8h30min. A ideia é debater coletivamente como os acidentes de trânsito impactam o fluxo assistencial dos serviços de saúde e na qualidade de vida das vítimas.
A programação do fórum, que integra a campanha internacional de prevenção de acidentes Maio Amarelo na saúde, vai contar com a participação de diversos especialistas nas áreas de saúde e trânsito em três mesas de discussão. A mesa 1, intitulada “Repercussões da associação da ingestão de álcool e direção” e mediada pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), vai contar com uma apresentação do projeto Operação Lei Seca (OLS) com o comandante da operação, tenente-coronel Hugo Alexandre; e uma palestra sobre os efeitos do álcool no organismo, apresentada pelo médico neurologista Igor Bruscky.
Os “impactos dos acidentes de trânsito” é o tema da mesa 2, que terá moderação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e contará com uma explanação sobre as repercussões dos acidentes de trânsito nos grandes hospitais de Pernambuco, com o médico e diretor do Hospital da Restauração (HR), Petrus Andrade Lima; e um painel especificando os principais impactos físicos dos acidentes no corpo do acidentado, comandado pela enfermeira e professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Aloísia Pimentel Barros.
Já a mesa 3, intitulada “Avaliação dos acidentes de trânsito em Pernambuco”, vai reunir uma apresentação do perfil das vítimas de acidentes de trânsito no estado, liderada pela coordenadora da Vigilância de Acidentes e Violência da SES-PE, Mariana Barros; e a exposição da coordenadora do Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto da V Gerência Regional de Saúde (Geres), Tereza Neuma, relatando as experiências locais do comitê no Agreste Meridional. O Detran/PE vai realizar a moderação da mesa.
ESTATÍSTICAS – De acordo com o monitoramento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), de janeiro a março de 2023, foram notificados, em todo o estado, 9.912 pacientes vítimas de acidentes de transporte terrestre em hospitais da Rede Estadual de Saúde. Já no primeiro trimestre de 2024, foram 10.980 vítimas – um aumento de 10,8% na quantidade de pacientes que deram entrada nestes serviços.
O Estado possui, ao todo, 17 unidades hospitalares consideradas referência em traumato-ortopedia e no atendimento de pacientes vítimas de sinistros de trânsito. Neste ano, até o dia 29 de abril, o Hospital Universitário de Petrolina lidera o número de vítimas por unidade, com 2.298 pacientes; seguido pelo Hospital da Restauração (HR), no Recife, com 2.129 vítimas e, em terceira posição, o Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, com 1.334 pacientes. Entre as lesões mais recorrentes registradas em Pernambuco, neste ano, estão as fraturas, torções e politraumatismo.
MAIO AMARELO – Ao longo do mês de maio, a SES-PE executa uma série de ações educativas na Região Metropolitana do Recife (RMR) e em cidades do interior do estado, em alusão à campanha Maio Amarelo. Serão promovidas blitz educativas, além de palestras em escolas, empresas e organizações em localidades de Recife, Feira Nova, Ribeirão, Cabo de Santo Agostinho, Barreiros, Paulista, Belo Jardim, Goiana, Garanhuns, Petrolina, Vitória de Santo Antão, Moreno e Caruaru.
A Operação Lei Seca de Pernambuco (OLS/PE) vai desenvolver fiscalizações em pontos estratégicos de grande circulação de veículos. As abordagens contam com a parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE), Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Polícia Militar de Pernambuco (PMPE).