A ação coletiva de mobilização voltada para vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (público estimado em 2.659.650 pessoas) em Pernambuco resultou em 158.862 doses de vacinas aplicadas, somente neste sábado (21), considerado Dia D para a Campanha Nacional de Multivacinação. A iniciativa tem como foco a atualização das cadernetas de vacina para 20 tipos diferentes de imunizante. Os dados preliminares foram encaminhados por 168 municípios ao Programa Estadual de Imunizações, até a tarde deste domingo (22/10). A Campanha segue até o próximo dia 29 de outubro no Estado.
Entre as mais de 150 mil doses registradas pelos municípios, destaque para Covid-19 (30.850 doses aplicadas), Influenza (28.818), HPV (21.612), Poliomielite (12.522, total de injetável e gotinha – VIP e VOP) e Febre Amarela (12.060).
Entre os imunizantes disponibilizados durante a Campanha e que fazem parte do calendário de rotina, presentes nos postos de saúde durante todo o ano, estão: BCG / Hepatites A e B / Pentavalente / Pneumocócica / Poliomielite / Rotavírus Humano / Meningocócica C / Febre Amarela / Tríplice Viral / Tetra Viral / DTP / Varicela / HPV / dT / dTpa / Meningocócia ACWY, além das vacinas contra a Covid-19 e Influenza, estas ofertadas por meio da estratégia de campanha.
“Nos últimos anos, o país inteiro vivencia uma queda progressiva das coberturas vacinais e isso é muito preocupante, pois possibilita o reaparecimento de doenças que já tinham sido erradicadas. Precisamos reverter essa tendência e vacinar o maior número de pessoas. Atualmente, em Pernambuco, as coberturas vacinais estão abaixo dos 70%, quando a meta do Ministério da Saúde é 90%. Estamos trabalhando junto aos municípios e Ministério da Saúde para que juntos possamos caminhar em direção ao estímulo à vacinação da população. Precisamos falar em prevenção, e falar em prevenção sem falar de vacina, não é possível”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
Para abertura do Dia D, no sábado (21/10), o Estado recebeu a visita do diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, e da coordenadora geral de Incorporação Científica e Imunização, Ana Catarina de Melo. “Para o Ministério da Saúde é muito importante estar próximo dos municípios, porque a vacinação acontece nos municípios, por mais que o Ministério faça o planejamento, por mais que o estado ajude na logística, quem aplica a vacina é o município, então para recuperar as coberturas vacinais nós vamos precisar de ajuda. A gente fica muito feliz em ver aqui em Jaboatão dos Guararapes o trabalho que está sendo feito”, destacou o diretor do Ministério da Saúde durante o evento, realizado na cidade de Jaboatão dos Guararapes.